Skip to content Skip to footer

Alunos barram palestra contra o STF na UFPR; polícia ataca manifestantes

(Foto: DCE/UFPR/Reprodução)

Como era esperado, uma palestra de políticos contra os “abusos” do Supremo Tribunal Federal (STF) acabou em confusão na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba (PR).

Intitulado “Como o STF tem alterado a interpretação constitucional?”, o evento seria comandado por políticos de extrema-direita, entre eles o os vereadores de Curitiba Guilherme Kilter (Novo) e Rodrigo Marcial (Novo), e o advogado bolsonarista Jeffrey Chiquini, que deverá disputar uma vaga no Congresso Nacional em 2026.

No horário marcado para a palestra, estudantes ocuparam o prédio histórico da universidade, na Praça Santos Andrade, e impediram a realização do evento. Acompanhados por seguranças e alguns seguidores, os políticos tentaram entrar, com celulares transmitindo tudo ao vivo, no Salão Nobre do curso de Direito, local onde seria realizada a atividade, mas foram barrados e expulsos pelos jovens.

Após a expulsão dos bolsonaristas, a Polícia Militar do Paraná chegou ao local e disparou bombas de efeito moral e balas de borracha contra os alunos. Uma estudante foi atingida na perna e um estudante foi preso.

Após a fuga, os bolsonaristas concederam diversas entrevistas chamando os alunos de “bandidos” e “militantes do Hamas” por exibirem bandeiras da Palestina. Além disso, eles não pouparam ataques contra a vice-reitora da UFPR, Camila Fachin (filha do ministro do STF Edson Fachin).

Assista ao vídeo da confusão:

Bookmark

Mais Matérias

13 set 2025
Os democratas sustentam que a medida comercial de Trump rompeu as relações entre os dois países “para defender seu colega golpista
13 set 2025
O governador classificou o crime como um “ataque aos nossos ideais”
13 set 2025
O parecer técnico destacou omissões de informações por parte do governo estadual, entre outros problemas
A afirmação da magistrada confronta a posição confusa e sem nexo de seu colega de toga, Luiz Fux
13 set 2025
Dividida em duas partes, a programação é totalmente dedicada à música popular brasileira

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário