Skip to content Skip to footer

Morte de jovem em ação policial levanta novas denúncias de violência em Curitiba

Polícia
(Foto: SESP/PR/Divulgação)

A morte de um jovem durante uma operação policial reacendeu o debate sobre a violência nas ações de segurança no bairro Parolin, em Curitiba. Yago, de 18 anos, morreu na manhã desta terça-feira (7) durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão conduzido pelas polícias Civil e Militar.

Segundo a versão oficial, ele estaria armado com uma pistola de uso restrito e teria atirado contra os agentes, que reagiram. A Polícia Civil afirma que Yago era um dos líderes de uma facção criminosa da região. Familiares e moradores, porém, contestam essa narrativa. Eles dizem que o jovem dormia em casa quando policiais invadiram a residência, o agrediram e o arrastaram até um barracão de materiais recicláveis, onde foi executado.

Um vídeo gravado por um celular mostra Yago ferido, vestindo apenas uma bermuda e coberto de sangue, pedindo por socorro. As imagens contradizem a versão de confronto apresentada pela polícia.

A operação faz parte de uma investigação sobre os disparos que atingiram o prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em maio, durante uma disputa entre facções. O delegado Osmar Dechiche afirma que o trabalho busca retirar armas e drogas das ruas e desarticular grupos criminosos.

Organizações de direitos humanos denunciam que casos como o de Yago vêm se repetindo no Parolin. Em setembro, moradores realizaram uma passeata pedindo o fim da repressão policial, após uma série de mortes em abordagens da PM.

Um ofício recente enviado ao Ministério Público pede intervenção urgente para conter o aumento da letalidade policial na região.

Confira abaixo o forte momento da abordagem:

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

08 out 2025

Rede Emancipa já atendeu 200 mil estudantes com cursinhos pré-vestibular gratuitos e promoção da transformação social

Projeto criado em 2007, na região metropolitana de São Paulo, está presente em dez estados e tem índice de aprovação de 60%
10 out 2025

No estado governado por Tarcísio (SP), 8 milhões passam fome

Quase 20% da população do estado enfrenta a insegurança alimentar
10 out 2025

Derrite desmente Tarcísio e confirma que PCC está por trás da adulteração de bebidas

Suspeita é de que o Primeiro Comando da Capital, investigado por adulterar combustíveis e lavar dinheiro em postos de gasolina, esteja envolvido.
10 out 2025

PSOL faz ato em defesa de vereadora Professora Ângela, em Curitiba

Parlamentar é acusada de quebra de decoro por distribuir material informativo sobre politica de redução de danos para dependentes químicos
10 out 2025

RJ implanta gratificação salarial para policiais que matarem

Lei prevê um acréscimo salarial que pode chegar a 150% para policiais civis do estado

Babás de Higienópolis organizam movimento por valorização profissional e estabelecem tabela de referência

Babás de Higienópolis organizam movimento por valorização profissional e estabelecem tabela de referência

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário