Skip to content Skip to footer

OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros chega à quarta edição em SP

Com exibições de filmes, debates, oficinas, rodas de conversa e shows, a mostra celebra a diversidade de criadores e criadoras negros, destacando a potência artística e política do cinema brasileiro. (Foto: divulgação.)

A quarta edição da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros traz uma seleção de filmes brasileiros dirigidos por cineastas negros ou com protagonistas negros, ressaltando a importância histórica do audiovisual na construção de novas narrativas e na descolonização do olhar.

Com exibições de filmes, debates, oficinas, rodas de conversa e shows, a mostra celebra a diversidade de criadores e criadoras negros, destacando a potência artística e política do cinema brasileiro. A maior parte das atividades é gratuita e aberta ao público. O festival segue até o dia 11 de setembro.

A abertura acontece na próxima quarta-feira (3), no Cinesesc, com a pré-estreia de Suçuarana, dirigido por Clarissa Campolina e Sérgio Borges. O longa acompanha Dora, uma mulher de espírito nômade que viaja pelas estradas brasileiras em busca de uma terra misteriosa mencionada por sua mãe.

A programação ocupa unidades do Sesc na capital e região metropolitana de São Paulo (Cinesesc, 24 de Maio, Belenzinho, Campo Limpo, CPF, Pompeia, Vila Mariana e Osasco), além de cidades do interior e litoral como Araraquara, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, Santos e São José dos Campos. Parte das sessões também será realizada na Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo.

Entre os destaques da mostra estão Brasiliana: o Musical Negro que Apresentou o Brasil, de Joel Zito Araújo; Malês, dirigido por Antônio Pitanga e roteirizado por Manuela Dias, sobre a Revolta dos Malês, maior insurreição de pessoas negras escravizadas na Bahia; e Kasa Branca, de Luciano Vidigal, premiado no Festival Internacional de Cinema de Torino.

Ojú significa Olho

O nome do evento vem do Yorubá: “ojú” significa “olho”, referência ao ponto de partida da experiência cinematográfica. Já o termo “roda” simboliza o encontro e a troca, fortalecendo o compartilhamento de histórias e a construção coletiva de sentidos.

A programação completa está disponível no site do evento.

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

17 dez 2025

Congresso inimigo do povo: Senado aprova PL da Dosimetria e Bolsonaro pode sair da prisão em dois anos e pouco

Líder da federação PT, PCdoB e PV na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), disse em uma rede social que vai recorrer ao Supremo

Comissão do Senado aprova “PL da Dosimetria” que reduz pena de Bolsonaro

PT vai recorrer ao Supremo contra manobra de senadores para evitar que o projeto volte à Câmara
17 dez 2025

Memória: em vídeo de 2002, Zezé Di Camargo aparece ao lado de Lula comemorando eleição de petista

Imagens mostram o sertanejo visitando a sede do PT em São Paulo em 30 de outubro para celebrar o resultado eleitoral
17 dez 2025

Supersalários: sob sigilo, CNJ autoriza “penduricalho” bilionário a juízes do Paraná

Cifra bilionária é explicada pelo período de abrangência, já que a decisão reconhece o direito ao pagamento retroativo desde 2015
17 dez 2025

Após ataques de Zezé Di Camargo, SBT é alvo de boicote de bolsonaristas

Extremistas alegam que SBT teria “mudado de lado” para se aproximar do governo Lula e do Judiciário

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário