Skip to content Skip to footer

Belo Horizonte recebe a 19ª CineBH e o 16º Brasil CineMundi

(Foto: Leo Lara/Universo Produção)

De 23 a 28 de setembro, Belo Horizonte será palco da 19ª Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (CineBH) e do 16º Brasil CineMundi, com sessões, debates e atividades formativas gratuitas. A mostra conecta o cinema brasileiro à produção internacional, com destaque para a América Latina, e acontece em oito espaços culturais da cidade, incluindo Cine Theatro Brasil, Teatro Sesiminas, Cine Humberto Mauro e Praça da Liberdade.

Ator homenageado

O ator mineiro Carlos Francisco é o homenageado da edição. (Foto: Leo Lara/Universo Produção)

A 19ª CineBH vai homenagear o ator mineiro Carlos Francisco, um dos rostos mais marcantes do audiovisual brasileiro. Nascido em Belo Horizonte em 20 de dezembro de 1961, Carlos construiu uma trajetória que transita entre força dramática e sensibilidade afetiva, assumindo papéis emblemáticos reconhecidos em festivais nacionais e internacionais.

Duas de suas atuações recentes já podem ser consideradas icônicas: em Bacurau (2019), interpreta Damiano, e em Marte Um (2022), vive Wellington, mostrando a dicotomia de sua obra entre a dureza da sobrevivência e a delicadeza do afeto.

Carlos iniciou a carreira no teatro amador nos anos 1980 e, após se mudar para São Paulo em 1991, conciliou o trabalho com a formação como ator, participando de cursos e fundando o Grupo Folias. Sua estreia no cinema aconteceu em 2005, em O Casamento de Romeu e Julieta. Desde então, tem participado de longas e curtas-metragens em Minas, Recife, Ceará e São Paulo, incluindo Nada (2014), No Coração do Mundo (2019), Canção ao Longe (2022), Suçuarana (2024) e O Agente Secreto (2025).

Filme de abertura

O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho. (Foto: Victor Jucá/Divulgação).

O evento será aberto com O Agente Secreto, novo filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho, destaque no Festival de Cannes 2025, onde recebeu prêmios de melhor direção, melhor ator para Wagner Moura e melhor filme pelo júri da crítica. O longa se passa em 1977 e acompanha Marcelo (Wagner Moura), professor especializado em tecnologia, que decide fugir de seu passado violento em São Paulo e recomeçar a vida em Recife, mas logo percebe que atraiu para si o caos do qual sempre quis escapar, ainda sendo espionado pelos vizinhos. A sessão de abertura será no Grande Teatro do Cine Theatro Brasil, dia 23 de setembro, às 20h, com a presença do homenageado Carlos Francisco.

16º Brasil CineMundi

Simultaneamente, o Brasil CineMundi apresenta 37 projetos de longa-metragem em diferentes fases de desenvolvimento, conectando produtores, distribuidores e agentes internacionais e fortalecendo a presença do cinema brasileiro no mundo.

Durante o evento, os visitantes podem explorar a cultura, gastronomia e turismo de Belo Horizonte, incluindo a Pampulha, a Praça da Liberdade, o Mercado Central e, nos arredores, o Instituto Inhotim, em Brumadinho.

Saiba mais sobre a programação no site do evento.

Serviço:

  • Datas: 23 a 28 de setembro de 2025
  • Programação: Gratuita
  • Locais: Cine Theatro Brasil, Teatro Sesiminas, Cine Humberto Mauro, Praça da Liberdade, entre outros
  • Realização: Universo Produção
Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário