Skip to content Skip to footer

Toffoli admite sociedade em empresa ligada a fundo conectado ao caso Banco Master

(Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, reconheceu ser acionista da empresa Maridt, que manteve participação no resort Tayayá, em Ribeirão Claro (PR), e vendeu parte das cotas a um fundo ligado ao cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master.

A informação veio à tona em meio às investigações sobre a tentativa de aquisição do banco pelo Banco de Brasília, caso que está sob relatoria de Toffoli na Corte.

Em nota, o ministro afirmou que os valores recebidos na negociação foram declarados à Receita Federal e sustentou que não recebeu recursos nem de Vorcaro nem de Fabiano Zettel, responsável pelo fundo que adquiriu parte da fatia no empreendimento.

Segundo a manifestação, a Maridt é uma sociedade anônima de capital fechado administrada por familiares, e sua atuação como sócio se limitou ao recebimento de dividendos, sem participação na gestão, o que é permitido pela legislação da magistratura.

A empresa deixou o grupo Tayayá em duas etapas: a primeira, em 2021, quando metade da participação foi vendida ao Fundo Arleen; a segunda, em fevereiro de 2025, com a alienação do restante para outra holding privada. A defesa sustenta que as operações ocorreram a preços de mercado.

A controvérsia ganhou novo capítulo após a Polícia Federal encaminhar ao presidente do STF, Edson Fachin, dados extraídos do celular de Vorcaro que mencionariam o ministro. O material está sob sigilo. Fachin repassou o conteúdo a Toffoli para análise sobre eventual impedimento.

A investigação deve ser concluída até meados de março. O diretor-geral da PF indicou que o relatório final está em fase de elaboração e que nenhum elemento identificado ao longo do inquérito será ignorado.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

Cara de pau: TJ de São Paulo tenta manter “penduricalhos” milionários suspensos por Dino

Corte defende dar um “prazo razoável” de um ano e meio para que o Congresso edite uma lei sobre supersalários
12 fev 2026

Na “marra”, Câmara pode votar fim da escala 6 X 1 em maio

Proposta ganhou força após mobilização popular conduzida por movimentos sociais e sindicais que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas
12 fev 2026

Lenine celebra suas raízes no Marco Zero

Homenageado no Carnaval do Recife 2026, artista faz questão de exaltar cancioneiro pernambucano, em espetáculo especial, dia 12 de fevereiro
12 fev 2026

Enquanto cobra corte de gastos do governo Lula, Ratinho esconde aumento de imposto sobre gasolina

Governador aumentou o ICMS sobre combustíveis em janeiro mas não divulgou medida, fazendo de conta que não era com ele
12 fev 2026

Eleição no PR vira campo de batalha entre Ratinho Jr., Moro e Flávio Bolsonaro

Movimentação inclui até a hipótese de filiação de Moro ao PL, partido que hoje reúne a maior estrutura eleitoral do campo bolsonarista

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário