Skip to content Skip to footer

Governo Milei autoriza chegada de tropas dos EUA à Argentina via decreto de urgência, sem aval parlamentar

Governo Milei autoriza chegada de tropas dos EUA à Argentina via decreto de urgência, sem aval parlamentar

O governo do presidente argentino Javier Milei anunciou nesta terça-feira (30/09) a autorização para o ingresso de militares dos Estados Unidos em território argentino, especificamente na província da Terra do Fogo, na Patagônia. A medida foi formalizada por meio do Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) 697/2025, publicado no Diário Oficial com as assinaturas do presidente e de todo seu gabinete ministerial, e já gera debate sobre sua legalidade e implicações estratégicas.

Na prática, o decreto presidencial autoriza a realização de dois exercícios militares combinados com os Estados Unidos e o Chile, inseridos no “Plano Anual de Exercícios Combinados das Forças Armadas”. As despesas decorrentes da participação argentina serão cobertas pelo Ministério da Defesa do país.

O primeiro exercício, batizado de “Solidariedade”, está programado para ocorrer entre 6 e 10 de outubro em Puerto Varas, no Chile, e terá como foco a cooperação em resposta a desastres naturais. A base legal para essa operação é o Acordo de Cooperação bilateral entre Argentina e Chile, assinado em 1997. Para isso, o DNU autoriza o envio de pessoal e recursos militares argentinos entre 5 e 11 de outubro.

A decisão de Milei, no entanto, enfrenta um sério debate político e jurídico. Ambos os exercícios haviam sido originalmente contemplados em um projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional, mas a iniciativa nunca foi apreciada pelos legisladores.

Diante disso, o Executivo argumentou a “excepcionalidade” da situação e recorreu a um DNU para autorizar a chegada das tropas estrangeiras. Esse movimento é visto com ceticismo por juristas e opositores, já que o Artigo 75 da Constituição Argentina estabelece claramente que a entrada de forças estrangeiras no país depende de aprovação legislativa prévia.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário