Skip to content Skip to footer

Jornalistas protestam contra agressões e censura na Câmara; Motta foge

Convidado, deputado não compareceu a um encontro com uma comissão de representantes da imprensa para tratar do episódio
Joralistas em protesto: entidades vão à Justiça contra Motta. Foto: Pedro Rafael/Agência Brasil

Um grupo de jornalistas fez um ato de protesto, nesta quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados contra censura e ação violenta de policiais legislativos cometidos na terça-feira (09), por ordem do presidente da Casa, Hugo Motta (Repub-PB). Convidado, Motta não compareceu a um encontro com uma comissão de representantes da imprensa para tratar do episódio.

Durante retirada à força do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) da cadeira da presidência no plenário, o sinal da TV Câmara, que transmitia ao vivo a sessão, foi imediatamente cortado e jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e assessores de imprensa foram retirados do local pela Polícia Legislativa.

As agressões foram cometidas na mesma sessão em que a Câmara votou, por decisão de Motta, e aprovou o chamado “PL da Dosimetria”, que reduz penas de Jair Bolsonaro e demais condenados pela tentativa de golpe de estado.

Imagens e relatos mostram ação truculenta de policiais legislativos contra repórteres, cinegrafistas e fotógrafos que tentavam realizar seu trabalho. Alguns profissionais precisaram de atendimento médico por conta de agressões, que incluíram puxões, cotoveladas e fortes empurrões.

Denúncia na Justiça

Em nota, a Associação Brasileira de Imprensa informou que irá entrar com ações judiciais contra o presidente da Câmara pelas “violências cometidas pela Polícia Legislativa, na sessão da terça-feira (9), contra jornalistas, parlamentares e servidores da Casa e a liberdade de imprensa”.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

30 jan 2026

PF impede atentado suicida e prende suspeito ligado ao Estado Islâmico no Brasil

Segundo informações apuradas pela PF, o suspeito vinha sendo monitorado desde o ano passado após apresentar sinais de radicalização
30 jan 2026

Suspeitos pela morte de Orelha já estão no Brasil

Segundo os investigadores, a viagem ao exterior ocorreu depois do crime, mas fazia parte de um roteiro previamente planejado
30 jan 2026

Senado: Bolsonaro manda e Valdemar obriga PL de Santa Catarina a “engolir” Carlos

Direção Nacional ameaça intervir na representação do estado caso não aceitem a candidatura do filho do ex-presidente
30 jan 2026

“Na Favela Drone” treina moradores de comunidades para atraírem turistas, fomentando cultura e economia

Objetivo final é integrar a comunidade, fazendo com que o turismo gere renda distribuída

Estudo de 2022 contou 320 células nazistas em Santa Catarina

Em 2021, a pesquisadora registrou 530 células em todo o Brasil; em 2022 foram 1.117 grupos neonazistas, um aumento de 210% em um ano

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário