Skip to content Skip to footer

Líder do PT acusa Castro de agir como informante dos EUA

Governador repassou relatórios confidenciais de segurança pública à agência estadunidense; Lindbergh pede afastamento
Cláudio Castro (PL): governador enviou informações à órgão dos EUA sobre Comando Vermelho. Foto: Rogério Santana/Governo do RJ

O líder do PT na Câmara Federal, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), encaminhou nesta segunda-feira (03) uma representação ao Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de abertura de inquérito contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), por crimes de atentado à soberania nacional e espionagem.

De acordo com o parlamentar, Castro entregou, a agência de inteligência estadunidense DEA (Agência de Combate às Droga), relatórios confidenciais de segurança pública e pedindo que o Comando Vermelho fosse classificado como “organização narcoterrorista”.

No pedido, o líder petista requer o afastamento de Castro do cargo para evitar que ele faça novas transações com o governo estadunidense, e que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Controladoria-Geral da União (CGU) sejam acionadas para preservar dados e apurar eventual vazamento de informações estratégicas de segurança.

Soberania

Para Lindbergh, a iniciativa representa uma ingerência estrangeira em assunto de competência exclusiva da União e ameaça à integridade da política de segurança nacional. “Ao agir como informante de um governo estrangeiro, Cláudio Castro viola a soberania brasileira e afronta o pacto federativo”, destaca o documento.

A representação foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos e ações que tratam de ataques à soberania e de violações a parâmetros estabelecidos para operações policiais.

Lindbergh também pede que o STF encaminhe o caso à Procuradoria-Geral da República, para que sejam requisitados os relatórios e comunicações que o governo fluminense repassou a autoridades estadunidenses.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local
10 fev 2026

Derrotado em Portugal, líder da ultradireita vence entre eleitores no Brasil

No total, foram pouco mais de quatro mil votos registrados em favor do candidato da legenda Chega em território brasileiro

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário