Skip to content Skip to footer

Lula veta penduricalhos que poderiam furar o teto do funcionalismo

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu barrar parte do projeto aprovado pelo Congresso que previa reajustes e novas vantagens para servidores da Câmara, do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU). A decisão foi confirmada pelo Palácio do Planalto nesta terça-feira e será detalhada no Diário Oficial da União.

Entre os pontos vetados está a criação de uma licença compensatória para servidores em cargos comissionados e funções de assessoramento. Pelo texto aprovado, a cada três dias trabalhados o servidor teria direito a um dia de folga, com a possibilidade de converter esse período em pagamento em dinheiro.

Como esses valores não estariam sujeitos à incidência de Imposto de Renda, poderiam elevar a remuneração acima do teto do funcionalismo público, hoje fixado em R$ 46.366,19. Esse foi um dos principais argumentos usados pelo presidente para justificar o veto.

Lula também rejeitou trechos que permitiam o pagamento retroativo de despesas continuadas, por considerar que a medida contraria regras constitucionais sobre criação de gastos. Outro ponto barrado foi a previsão de reajustes escalonados entre 2027 e 2029.

O governo alegou que a Lei de Responsabilidade Fiscal impede a criação de despesas obrigatórias no fim do mandato sem garantia de cobertura integral dentro do próprio período.

Por outro lado, o presidente sancionou o reajuste previsto para 2026, estimado em cerca de 9%, além de dispositivos que reorganizam gratificações, reconhecem carreiras do Legislativo como típicas de Estado e ampliam cargos e funções no TCU, com exigência de nível superior para todos os postos.

A tramitação do projeto provocou divergências públicas. Integrantes do governo negaram participação em acordo para viabilizar a proposta, enquanto o presidente da Câmara afirmou que o líder do governo na Casa acompanhou as negociações e concordou com o encaminhamento.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

18 fev 2026

Ódio às mulheres está na raiz da ascensão da extrema-direita, diz Maria do Rosário

Deputada que enfrentou Bolsonaro já em 2003 tem convicção de que combater a violência de gênero é fundamental para preservar a democracia
18 fev 2026

Lula veta “penduricalhos” e supersalários aprovados pelo Congresso

Projeto permitia a determinadas categorias receberem até R$ 80 mil mensais
18 fev 2026

“Rachadinha” na direita: Michelle descarta fazer campanha para Flávio Bolsonaro

Decisão foi uma reação a uma mensagem enviada por Flávio à sua madrasta em janeiro, acusando-a de tramar contra sua candidatura
18 fev 2026

Banco Central liquida Banco Pleno e bloqueia bens de controlador

Houve deterioração relevante da liquidez e descumprimento de regras que disciplinam o funcionamento de instituições financeira
15 fev 2026

Câmara avança com proposta que estimula compra da 1ª arma

Texto menciona a possibilidade de concessão de benefícios tributários e acesso a crédito em condições facilitadas por meio de instituições financeiras

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário