Skip to content Skip to footer

O velho que acordou menino, obra de Rubem Alves retorna às livrarias em nova edição

rUBEM aLVES

Parte de um imenso legado literário, a obra O velho que acordou menino, do escritor e psicanalista brasileiro Rubem Alves, ganha nova edição. Autor com mais de 400 mil exemplares vendidos, o livro retorna ao mercado com projeto gráfico repaginado e conteúdo revisto. Importante nome nas áreas de educação, teologia e psicanálise, Alves é um dos pensadores contemporâneos mais celebrados e já conquistou o 2º lugar na categoria Contos e Crônicas no Prêmio Jabuti de 2009 com a obra Ostra feliz não faz pérola.

Para Rubem Alves, as memórias mais vivas são aquelas que visitam as pessoas sem serem chamadas, as que estão guardadas dentro de cada um, mas pertencem ao mistério do tempo: vêm quando querem, e trazem sabores, sons, rostos e sentimentos que pareciam esquecidos. É a partir desta ideia que ele revisita a própria infância e compartilha as memórias na obra O velho que acordou menino, transformando lembranças em literatura.

Ao narrar as próprias vivencias, o escritor oferece a chance de leitores e leitoras voltarem a ser criança por algumas horas e ouvir histórias que parecem ter sido escritas com pedaços da própria vida. No decorrer dos textos, Alves revisita os quintais de Minas Gerais, as casas repletas de vozes e as histórias ouvidas em volta do fogão a lenha. Para além de falar sobre o passado, o autor convida cada um a reencontrar a própria criança interior, aquela que ainda é capaz de se maravilhar com as coisas simples da vida.

Atemporais, as obras de Rubens Alves provocam quem as lê a refletirem sobre a condição humana, o papel transformador de uma educação libertadora, o amor e, até mesmo, o conceito de Deus. Mesmo após 10 anos do próprio encantamento – como ele preferia chamar a morte –, os ensinamentos do escritor continuam inspirando. O legado literário de Rubem Alves conecta a essência da humanidade com a sabedoria que apenas os grandes mestres sabem oferecer, lembrando que o prazer é que dá sabor à vida, e de que a sabedoria, quando vivida plenamente, é a mais deliciosa das aventuras.
 

FICHA TÉCNICA

Título: O velho que acordou menino

Autor: Rubem Alves
ISBN: 978-85-422-3812-9

272 páginas

R$69,90

Editora Planeta | Selo Paidós

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local
10 fev 2026

Derrotado em Portugal, líder da ultradireita vence entre eleitores no Brasil

No total, foram pouco mais de quatro mil votos registrados em favor do candidato da legenda Chega em território brasileiro
10 fev 2026

STJ se reúne após segunda denúncia contra ministro por importunação

Em manifestação pública, a defesa de Marco Buzzi afirmou que o ministro nega qualquer conduta inadequada

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário