Skip to content Skip to footer

Moraes nega soltura de Braga Netto

Segundo a Polícia Federal, Braga Netto foi um dos principais articuladores do plano golpista. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Não foi desta vez que o general e ex-candidato a vice-presidência na chapa de Jair Bolsonaro conseguiu sair da prisão. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso da defesa do militar para que ele deixasse a cadeia. 

Braga Netto está preso desde dezembro de 2024, sob a acusação de obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado no país para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Moraes não só rejeitou o pedido de soltura feito pelos advogados dele, como reafirmou que há indícios claros da participação do general na tentativa de golpe no governo Bolsonaro.

Ressalto que estão presentes os requisitos do art. 312 (CPP) em relação a Walter Souza Braga Netto, o que justifica a manutenção da custódia cautelar para assegurar a aplicação da lei penal e resguardar a ordem pública, em face de perigo gerado pelo estado de liberdade do custodiado e dos fortes indícios da gravidade concreta dos delitos imputados 

apontou o ministro.

Segundo a Polícia Federal, Braga Netto foi um dos principais articuladores do plano golpista. De acordo com as investigações, ele tentou obter dados sigilosos da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. 

Cid também afirmou ter recebido dinheiro do general dentro de uma sacola de vinho para que fosse repassado ao major do Exército Rafael de Oliveira, integrante dos kids pretos. Segundo a apuração da PF, o dinheiro seria destinado ao financiamento das ações do plano golpista, incluindo as do chamado plano “Punhal Verde-Amarelo”, que previa o assassinato de Moraes, do presidente Lula e seu vice, Geraldo Alckmin.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário