Skip to content Skip to footer

Contraste da coragem: ausência de Bolsonaro em seu julgamento reforça o caráter corajoso de Dilma Rousseff

Dilma Rousseff enfrentou seu processo de impeachment, presencialmente e com integridade, ao contrário do ex-presidente, que preferiu se ausentar do seu julgamento no STF. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) reacendeu a memória dos processos políticos recentes no país, destacando um contraste de posturas adotadas por chefes do Executivo alvo de ações na Corte.

Em 2016, durante seu processo de impeachment, a então presidenta Dilma Rousseff compareceu pessoalmente às sessões no Senado Federal. Sua presença, registrada pela imprensa, foi amplamente notada pela postura de enfrentamento político direto, assim como fez quando foi presa e torturada pelo regime militar, defendido por Bolsonaro e seus apoiadores.

O ex-presidente e líder da extrema-direita, Jair Bolsonaro, optou por uma estratégia diferente e não compareceu ao início de seu julgamento pela Primeira Turma do STF nesta terça-feira (2). Sua defesa justificou a ausência com base em razões de saúde, citando complicações decorrentes do atentado a faca que sofreu em 2018.

Embora a estratégia processual seja válida, o significado político é forte. Jair Bolsonaro se notabiliza pela ausência de coragem e pelo abandono de aliados que são presos ou considerados traidores por sua claque.

Dilma disse que a história mostraria a verdade. Sempre mostra.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário