Skip to content Skip to footer

Disputa pela relatoria da anistia deve definir rumos de Bolsonaro e aliados

(Foto: Cristiano Mariz/O Globo)

Nos bastidores de Brasília, a proposta de anistia aos presos e condenados pelos atos de 8 de janeiro voltou a movimentar as articulações políticas. O texto, considerado prioridade pelo bolsonarismo, depende agora da escolha de quem será o relator no plenário da Câmara, em decisão que cabe ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

A expectativa do PL é que o projeto seja votado já na próxima semana, após o fim do julgamento no STF sobre a chamada “trama golpista”. Para aliados de Jair Bolsonaro, a anistia é vista como um caminho não apenas para libertar apoiadores presos, mas também para tentar reverter a inelegibilidade do ex-presidente e recolocá-lo no jogo eleitoral de 2026.

Inicialmente, o nome do deputado Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) era o favorito, já que ele relatou a proposta na CCJ em 2023. No entanto, líderes próximos a Motta avaliam que a escolha deve recair sobre um parlamentar de perfil mais central, capaz de buscar consenso em torno do texto. Entre os nomes ventilados, aparecem Claudio Cajado (PP-BA), Arthur Lira (PP-AL) e Lafayette Andrade (Republicanos-MG).

A disputa pela relatoria também envolve interesses maiores. O centrão tem resistido a uma versão ampla da anistia, que inclui perdão a crimes eleitorais e poderia devolver a elegibilidade a Bolsonaro. Esse impasse se acentuou porque parte da base do centrão aposta na candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) à Presidência.

Enquanto isso, o governo Lula atua para barrar a proposta. A ministra Gleisi Hoffmann articulou reuniões com partidos de centro para tentar frear o avanço do projeto no plenário.

Por ora, Motta tem evitado compromissos. Em declaração recente, afirmou que a anistia “não tem previsão nem de pauta nem de relator”. O recado sinaliza que, apesar da pressão, a definição pode demorar mais do que deseja o bolsonarismo.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário