Skip to content Skip to footer

PT entra com ação no STF para barrar “PEC da Bandidagem”

Lindbergh Farias: Mesa Diretora da Câmara cometeu série de ilegalidadesna votação da PEC. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O líder do PT na Câmara, deputado federal Lindbergh Farias (RJ), ingressou no Supremo Tribunal Federal com mandado de segurança para suspender a tramitação da “PEC da Bandidagem”, alegando que a proposta foi conduzida pela Mesa Diretora comandada por Hugo Motta (Repub-PB) com graves irregularidades regimentais e constitucionais.

A ação aponta como vícios a apresentação do texto em plenário às 16h59, sem publicidade prévia; a leitura imediata do parecer, sem respeito ao intervalo mínimo de duas sessões; e a mudança irregular do regime de sessão de presencial para semipresencial, sem a antecedência legal exigida.

Depois da “PEC da Bandidagem”, bolsonaristas querem votar urgência para anistia nesta quarta

É a PEC da Blindagem/Bandidagem passando no seu feed de notícia

PEC DA BANDIDAGEM: Congresso barrou mais de 250 processos contra deputados e senadores entre 1988 e 2001

O pedido também cita a supressão do prazo de dez sessões para apresentação de emendas; e a reapresentação de matéria rejeitada, ao admitir emenda aglutinativa para restabelecer a palavra “secreta”, já derrotada em destaque anterior.

Na madrugada de quarta-feira (17), o voto secreto para abertura de processos judiciais contra parlamentares foi derrubado, mas a proposta foi reapresentada em emenda aglutinativa apresenta na manhã do mesmo dia, em uma manobra ilegal.

Para Lindbergh, esses vícios configuram violação ao devido processo legislativo, ao princípio democrático e à Carta Magna, o que justifica a intervenção do STF como guardião da Constituição.

O pedido liminar busca suspender imediatamente a tramitação da PEC até o julgamento definitivo do mérito, sob o argumento de que a Mesa Diretora praticou abuso de poder e desvio de finalidade para impor uma proposta que fragiliza a democracia.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário