Skip to content Skip to footer

União Brasil oficializa rompimento com governo Lula

(Foto: Kalina Maurer)

A Executiva Nacional do União Brasil decidiu nesta quinta-feira (18) acelerar a saída de seus filiados que ainda ocupam cargos no governo Lula. A medida, aprovada por unanimidade, dá prazo de 24 horas para que ministros e demais indicados entreguem os cargos. Quem não cumprir a determinação pode ser expulso da legenda.

O principal afetado é o ministro do Turismo, Celso Sabino, que recebeu o aviso formal do partido pela manhã, mas até agora não informou se pretende deixar o posto. Caso insista em permanecer, a sigla já sinalizou que abrirá processo sumário de expulsão e pode até intervir na direção estadual do partido no Pará, base eleitoral do ministro.

A decisão foi tomada em meio a uma polêmica envolvendo o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda. Reportagem do ICL e do UOL trouxe acusações de que ele seria proprietário de aeronaves ligadas a operações do PCC. Rueda nega qualquer ligação com a facção criminosa.

Nos bastidores, dirigentes do partido veem a publicação como uma ação articulada pelo Palácio do Planalto, já que um dos jornalistas envolvidos mantém programa na TV Brasil. Em nota, o União Brasil afirmou que a “coincidência” reforça a percepção de uso político da máquina pública para desgastar a sigla, que recentemente rompeu com o governo.

O movimento ocorre logo após a formalização da federação partidária com o PP, batizada de União Progressista. O novo bloco já decidiu entregar os cargos no Executivo e deve caminhar junto em 2026, possivelmente apoiando a candidatura presidencial do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Além de Sabino, outro ministro em situação semelhante é André Fufuca (PP), que comanda a pasta do Esporte e também terá de deixar o governo.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário