Skip to content Skip to footer

Repercussão da PEC da Blindagem nas redes sociais mostra maioria contra a proposta

(Foto: (Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O debate sobre a PEC da Blindagem tem gerado forte reação nas redes sociais. Um levantamento do instituto Quaest, realizado entre 16 e 19 de setembro, analisou 2,3 milhões de menções sobre o tema e revelou que 83% delas são críticas à proposta. Atingindo uma média de 44 milhões de perfis por hora, o projeto tem mobilizado grande atenção digital, embora o volume por hora (24 mil menções) seja menor que o registrado durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF.

O pico de discussões aconteceu por volta das 19h do dia 16 de setembro, com o foco das críticas concentrado principalmente no presidente da Câmara, Hugo Motta, e na própria Casa legislativa, que juntos respondem por quase metade dos comentários. Entre os pontos mais comentados, surgem hashtags como #CONGRESSO INIMIGO DO POVO, publicações da deputada Erika Hilton e vídeos satíricos gerados por inteligência artificial, que fazem alusão a figuras políticas como Hugo Motta e Tarcísio de Freitas.

Além disso, 40% das menções se relacionam aos protestos que foram realizados no domingo (21), incluindo mobilização de artistas e outras personalidades, e 15% conectam a PEC a temas como anistia e julgamentos envolvendo Bolsonaro.

Por outro lado, apenas 17% das publicações apresentam defesa da PEC, principalmente vindas de parlamentares e apoiadores de Bolsonaro. Os argumentos mais frequentes criticam o STF, apontando supostos excessos da Corte e decisões contrárias à Operação Lava Jato que beneficiariam a esquerda, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nos grupos de mensagens, a dinâmica é diferente: canais de esquerda apresentam aumento de debates sobre a PEC, chegando a 11% do volume total de mensagens, enquanto grupos de direita registram apenas 2% de menções, priorizando mobilização da militância, apoio a Bolsonaro e críticas ao STF.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local
10 fev 2026

Derrotado em Portugal, líder da ultradireita vence entre eleitores no Brasil

No total, foram pouco mais de quatro mil votos registrados em favor do candidato da legenda Chega em território brasileiro
10 fev 2026

STJ se reúne após segunda denúncia contra ministro por importunação

Em manifestação pública, a defesa de Marco Buzzi afirmou que o ministro nega qualquer conduta inadequada

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário