Skip to content Skip to footer

MAM São Paulo abre inscrições para cursos de outubro

MAM São Paulo abre inscrições para cursos de outubro

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) preparou quatro cursos online para o mês de outubro, voltados a todas as pessoas interessadas em expandir seus repertórios no campo da arte e da cultura. As inscrições já podem ser feitas pelo site mam.org.br/cursos e, ao final de cada curso, os participantes recebem certificado.
 

Em Arte brasileira e relações internacionaisKatya Hochleitner analisa historicamente como as artes visuais têm contribuído para a construção da imagem internacional do Brasil, atuando como instrumento de soft power em processos econômicos, culturais e diplomáticos. O curso discute em seis encontros narrativas da história da arte brasileira, a imagem do Brasil no exterior, os usos diplomáticos da produção artística e as propostas decoloniais que questionam paradigmas hegemônicos de representação.
 

Fotografia como história da arte explora linguagens como escultura, performance e literatura sob a perspectiva do uso da fotografia como instrumento. Ao longo de quatro encontros, Filipe Barrocas também mostra como, com o passar do tempo, a fotografia foi incorporada à produção de obras escultóricas, performativas e literárias, integrando o processo artístico — mesmo que nem sempre tenha sido reconhecida como “arte”.

A dança do poder. Palácio do Planalto (1981_2003), de Orlando Brito. Coleção MAM São Paulo


 

No curso Luto na poesia brasileiraFadul Moura propõe uma introdução a autores brasileiros deste século, cujo interesse comum é a elaboração criativa do luto. As quatro aulas apresentarão aos inscritos uma pequena história da poesia, passando por temas como gêneros e imagens tradicionais, as soluções estéticas escolhidas para falar sobre o esvair da vida, a transformação de espaços conhecidos, a morte de pessoas próximas e a presença de seus fantasmas.
 

Em quatro encontros, o curso Usos do desenho na arte contemporânea, com Caio Meirelles Aguiar, pretende apresentar diferentes modos de utilização do desenho na arte contemporânea. Apesar de ser percebido pelo grande público como uma prática mais cerebral e efêmera, o desenho ainda resiste como uma importante ferramenta construtiva da arte conceitual. Ao longo das aulas, os alunos poderão conhecer exemplos e debater sobre artistas e exposições que, nos últimos 50 anos, têm utilizado o desenho de diferentes maneiras.
 

Confira a programação completa:


ARTE BRASILEIRA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS, com Katya Hochleitner

Datas: 1, 08, 15, 22 e 29 de outubro e 5 de novembro

Quartas-feiras

Horário: das 19h às 21h

Duração: 6 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 520,00

Curso online

Ao vivo, via plataforma de videoconferência

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário