Skip to content Skip to footer

Colapso em Gaza: hospitais fecham, milhares morrem sem tratamento

Hospital Al-Shifa em Gaza
(Foto: Dominic Allen/Unfpa)

Hospitais em Gaza estão à beira do colapso em meio à ofensiva israelense. Segundo a Organização Mundial da Saúde, apenas 19 dos 36 centros hospitalares da Faixa permanecem minimamente operacionais, a maioria em condições precárias, sem anestésicos, combustível e alimentos.

O Al-Shifa, na Cidade de Gaza e maior hospital do território, opera a quase 300% da capacidade, enquanto o Al-Ahli, também na cidade, foi colocado fora de serviço após mais um ataque genocida do Estado de Israel. O colapso generalizado ameaça extinguir o sistema de saúde e ampliar ainda mais a tragédia humanitária que já deixou dezenas de milhares de mortos.

Desde outubro de 2023, mais de 1.700 profissionais de saúde foram mortos em Gaza, enquanto hospitais sobrecarregados recebem centenas de feridos por dia em condições insalubres. Em meio a um massacre que pode ter vitimado mais de 400 mil seres-humanos, a OMS e a Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA) denunciam violações sistemáticas à proteção hospitalar e pedem cessar-fogo imediato.

A escalada da ofensiva já registra centenas de mortes por desnutrição, em um quadro descrito por líderes internacionais como uma das piores crises humanitárias do século.

Enquanto países como Reino Unido, Austrália e Canadá — aliados históricos dos EUA e, por consequência, de Israel — anunciam o reconhecimento do Estado da Palestina, cresce a pressão por um cessar-fogo imediato e pela abertura de corredores humanitários que permitam a entrada de medicamentos, alimentos e combustível, sob pena de aprofundar um extermínio em curso contra a população civil.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

10 fev 2026

ONG sem estrutura recebeu milhões em emendas e vira alvo da Polícia Federal

Entre 2023 e 2024, a entidade foi indicada para receber R$ 74 milhões, sendo R$ 53 milhões provenientes de parlamentares do Distrito Federal
10 fev 2026

Pesquisa mostra Lula à frente em todos os cenários para as eleições de 2026

A preferência do presidente fica entre 39% e 40%, com boa vantagem em relação a outros concorrentes
10 fev 2026

Show de Bad Bunny vira o mais assistido da história do Super Bowl

Apresentação alcançou cerca de 135,4 milhões de espectadores, superando o recorde anterior, que foi de Kendrick Lamar
10 fev 2026

IA vira nova dor de cabeça do TSE às vésperas das eleições

Circulação de conteúdos manipulados, atuação de personagens digitais criados por IA e até o uso de dispositivos eletrônicos sofisticados despertam atenção
09 fev 2026

Sob pressão, Câmara começa a discutir fim da escala 6 X 1

Proposta ganhou força após mobilização popular conduzida por movimentos sociais e sindicais que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário