Skip to content Skip to footer

Intoxicação por metanol em SP: número de mortos chega a cinco

Intoxicação por metanol
(Foto: (Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo/Divulgação)

O governo de São Paulo confirmou nesta terça-feira (30) que subiu para cinco o número de vítimas fatais por intoxicação com metanol no estado. Os casos foram registrados tanto na capital quanto em cidades da região metropolitana.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, já são 22 ocorrências investigadas: sete confirmadas e quinze ainda em análise. Entre os óbitos, apenas um tem comprovação de ligação direta com o consumo de bebida adulterada.

A coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes contou também com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Tarcísio afirmou que bares, adegas ou qualquer estabelecimento com suspeita de comercializar produtos irregulares serão interditados preventivamente.

Não podemos permitir que um local suspeito continue vendendo bebida sem que haja verificação completa da documentação e da procedência

destacou.

Especialistas alertam que o metanol não altera o sabor nem o cheiro da bebida, o que dificulta a identificação sem análise laboratorial. Essa substância tóxica costuma aparecer em casos de falsificação, quando adicionada ao álcool para baratear a produção e aumentar o teor alcoólico de forma ilegal.

A origem do metanol que provocou os casos em São Paulo ainda é desconhecida. A Polícia Civil investiga os locais frequentados pelas vítimas para rastrear a contaminação. Durante a coletiva, o governador também frisou que, até agora, não há indícios de ligação com o PCC, afastando suspeitas de envolvimento direto do crime organizado.

Enquanto isso, em Brasília, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, confirmou que a Polícia Federal abriu inquérito para apurar a cadeia de distribuição do metanol e verificar se o problema se estende a outros estados.

A gravidade da situação foge ao padrão comum e tudo indica que pode ultrapassar os limites de São Paulo

afirmou.

O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, disse que o trabalho será conduzido em conjunto com outros órgãos de investigação e que as primeiras respostas devem ser apresentadas em breve.

*Com informações da Folha de São Paulo.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local
10 fev 2026

Derrotado em Portugal, líder da ultradireita vence entre eleitores no Brasil

No total, foram pouco mais de quatro mil votos registrados em favor do candidato da legenda Chega em território brasileiro
10 fev 2026

STJ se reúne após segunda denúncia contra ministro por importunação

Em manifestação pública, a defesa de Marco Buzzi afirmou que o ministro nega qualquer conduta inadequada

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário