Skip to content Skip to footer

Argentina derruba rede internacional de “gatonet” e deixa milhões no Brasil sem acesso a streaming pirata

Gatonet
(Foto: Receita Federal/Reprodução)

Uma decisão judicial na Argentina derrubou mais de 30 plataformas ilegais de streaming utilizadas em esquemas de gatonet, afetando diretamente milhões de usuários no Brasil. A operação, confirmada pela Anatel no último sábado (1º), desativou servidores hospedados em território argentino que sustentavam serviços populares como My Family Cinema, Eppi Cinema e BTV.

O esquema, considerado uma rede global de crime organizado, contava com até 8 milhões de assinantes no mundo, sendo 4,6 milhões apenas no Brasil. A investigação apontou a Argentina como centro de comando das transmissões piratas, responsáveis por distribuir conteúdos audiovisuais sem autorização.

Com a decisão judicial, os principais servidores foram desligados, provocando o colapso de dezenas de serviços que operavam por meio de TV boxes não homologadas.

A ação contou com o apoio técnico de entidades internacionais, como a LaLiga, a Telecom Argentina, a Motion Picture Association (MPA) e a Alianza Contra la Piratería Audiovisual. Apesar de não integrar o processo judicial, a Anatel ressaltou que mantém cooperação com a Polícia Federal, a Receita e o Ministério da Justiça no combate ao mercado ilegal.

Em nota, a agência reforçou o alerta aos consumidores sobre os riscos de usar aparelhos e plataformas não certificadas. Segundo o órgão, esses sistemas podem expor dados pessoais, senhas e até transformar os dispositivos em alvos de ataques cibernéticos.

A orientação é simples: desconfiar de ofertas muito baratas e verificar se o produto possui selo e número de homologação da Anatel, única forma de garantir segurança e funcionamento dentro da lei.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário