Skip to content Skip to footer

TIC-TAC: Moraes rejeita perícia médica em Bolsonaro

Início do julgamento dos recursos da defesa de Bolsonaro está marcado para esta sexta-feira (07)
Bolsonaro: Moraes disse que perícia agora não é "pertinente". Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, rejeitou o pedido do governo do Distrito Federal para que Jair Bolsonaro fosse submetido a uma perícia médica para saber se o ex-presidente tem condições de ir para o Complexo Penitenciário da Papuda. Caso a Corte confirme a condenação definitiva dele, Moraes decidirá o local para o início da execução da pena.

Moraes apontou “ausência de pertinência” do pedido, já que a execução da pena só será determinada após esses recursos sejam avaliados. “Considerando a ausência de pertinência, desentranhe-se a petição STF nº 158.408/2025 dos autos”, escreveu o ministro na decisão.

O início do julgamento dos recursos da defesa de Bolsonaro está marcado para esta sexta-feira (07), no plenário virtual do STF, e vai até o dia 14. O local da prisão só será definido quando todos os recursos forem julgados.

Na semana passada, o ministro determinou uma vistoria na Papuda para verificar se o presídio tem condições de receber Bolsonaro. Um dos locais visitado foi o bloco 5 do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), que abriga ex-policiais, autoridades e presos considerados “vulneráveis”.

Prisão domiciliar

Os advogados do ex-presidente esperam que, caso a condenação se confirme, ele seja autorizado a cumprir a pena em prisão domiciliar. No STF, porém, a indicação é de que Moraes determine inicialmente a prisão de Bolsonaro na Papuda, deixando a possibilidade de que ele permaneça em prisão domiciliar somente depois.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário