Skip to content Skip to footer

Condenado de vez, Bolsonaro vai continuar preso na PF

Ex-presidente fica na sede da corporação no início do cumprimento de pena de 27 anos e 3 meses
Bolsonaro: ex-presidente está em cela de 12 metros quadrados. Foto: Francisco Proner.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira (25) que o ex-presidente Jair Bolsonaro cumpra a pena de 27 anos e 3 meses de prisão na sede da Polícia Federal em Brasília, onde já está preso preventivamente desde sábado (22).

A decisão integra o despacho de Moraes que decretou o “trânsito em julgado”, ou seja, a conclusão do processo em que Bolsonaro foi condenado por liderar a trama golpista após a derrota nas eleições de 2022. Na decisão, o ministro aponta que a defesa do ex-presidente não apresentou novos recursos contra a condenação até às 23h59 de segunda-feira (24), prazo final previsto por lei.

Os advogados de Bolsonaro também poderia entrar com outros recursos chamado de “embargos infringentes” até sexta-feira (28). No despacho desta terça, porém, Moraes afirmou que esses embargos não cabem no caso, já que a jurisprudência do STF determina que eles só podem ser aceitos quando há pelo menos dois votos divergentes para a condenação. Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do Supremo por 4 votos a 1. O único voto divergente foi do ministro Luiz Fux.

“Diante do exposto, em virtude da Defesa ter deixado transcorrer o prazo de novos embargos de declaração sem qualquer manifestação, conforme certificado pela Secretaria Judiciária, bem como por não existir previsão legal de qualquer outro recurso, inclusive de Embargos Infringentes, em virtude de sua manifesta inadmissibilidade, pois ausente o número necessário de votos absolutórios próprios (dois), DECLARO O TRÂNSITO EM JULGADO DA AÇÃO PENAL, independentemente da publicação do Acórdão”, escreveu o ministro.

“DETERMINO O INÍCIO DO CUMPRIMENTO DA PENA DE JAIR MESSIAS BOLSONARO, em regime inicial fechado, da pena privativa de liberdade de 27 (vinte e sete) anos e 3 meses, sendo 24 (vinte e quatro) anos e 9 (nove) meses de reclusão e 2 (dois) anos e 6 (seis) meses de detenção”, detalhou Moraes.

“Expeça-se o mandado de prisão, que deverá ser cumprido na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal (…), devendo permanecer o réu naquela sala de Estado-Maior, onde se encontra custodiado em virtude de prisão preventiva”, conclui o magistrado.

O ex-presidente foi preso no sábado (22), após tentar violar a tornozeleira eletrônica que usava em prisão domiciliar. A prisão do final de semana não tinha relação direta com o processo da trama golpista, mas sim sobre a ação que apura o crime de coação à Justiça pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Bolsonaro está em uma cela de cerca de 12 metros quadrados que foi reformada recentemente. O espaço tem paredes brancas, uma cama de solteiro, armários, mesa de apoio, televisão, frigobar, ar condicionado e uma janela, além de banheiro privativo.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

09 fev 2026

Sob pressão, Câmara começa a discutir fim da escala 6 X 1

Proposta ganhou força após mobilização popular conduzida por movimentos sociais e sindicais que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas
09 fev 2026

Banco Master: oito fundos de previdência entram no vermelho

O levantamento analisou 18 fundos que, juntos, aplicaram cerca de R$ 1,86 bilhão em letras financeiras emitidas pelo banco
09 fev 2026

Operação prende piloto da Latam em Congonhas por investigação de abuso infantil

Apurações indicam que ao menos três vítimas, com idades entre 11 e 15 anos, teriam sido submetidas a abusos ao longo do período investigado
09 fev 2026

Lula deve barrar supersalários aprovados pela Câmara

Para o presidente, o momento exige contenção de despesas que não tenham impacto social direto e que possam ser interpretadas como privilégios
08 fev 2026

Laudo da PF reforça cuidados especiais, mas mantém Bolsonaro no presídio

A avaliação foi feita no dia 20, durante visita dos peritos ao 19º Batalhão da Polícia Militar, no complexo da Papuda, onde o ex-presidente está detido

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário