Skip to content Skip to footer

Tarcísio, Centrão e Faria Lima: quem mais perde com Flávio candidato

Centrão e a elite econômica não queria ninguém com o sobrenome Bolsonaro na chapa presidencial
Tarcísio (Repub-SP): escanteado. Marcelo Camargo/Agência Brasil

O anúncio de que Flávio Bolsonaro (PL-SP) será o candidato à Presidência da República em 2026 com o apoio do pai presidiário, Jair, caiu como um míssel nuclear na direita brasileira. A avaliação geral é de que os maiores perdedores no jogo político nacional com esse gesto são Tarcísio de Freitas (Repub-SP), o Centrão e a “Faria Lima”, que já tinham no governador de São Paulo o principal nome para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.

Não era à toa que Tarcísio frequentava, nos últimos meses, dia sim, dia não, eventos patrocinados por grandes empresários e pelo mercado financeiro, explanando seu ideário neoliberal, privatista e entreguista.

Para esse campo político, o governador era o único nome capaz de atrair o voto do eleitorado de centro, refratário ao bolsonarismo radical. Ao escolher Flávio, Jair Bolsonaro isola Tarcísio e racha de vez a direita.

Sobrenome

Não é segredo para ninguém que o Centrão e a elite econômica não queria ninguém com o sobrenome Bolsonaro na chapa presidencial. Afinal, depois do fracasso do tarifaço e da prisão de Jair, esse sobrenome tinha se tornado “tóxico”, diante do alto grau de rejeição que ele traz para a disputa eleitoral.

Nesse cenário, restará a Tarcísio permanecer em São Paulo e buscar a reeleição. Ao indicar o filho, o ex-presidente deixa claro que não pretende abrir mão de seu espólio político em favor de alguém de fora da família.

Humilhação

A escolha também representa uma humilhação para o governador, que passou os últimos meses fazendo juras públicas de lealdade a Bolsonaro, na esperança de atrair o eleitorado raiz de extrema direita, apenas para ser “rifado” no final por seu “mito”.

Para Lula e o campo progressista, é o melhor dos mundos. Com o ex-presidente fora do páreo e Tarcísio isolado, o presidente tem caminho aberto para atrair lideranças de centro que não estão dispostas a ir para o sacrifício subindo no palanque de Flávio apenas para garantir que a família mantenha o controle da parcela do eleitorado mais radical.

Fora do páreo

Esvazia-se também a possibilidade de uma candidatura da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que nas últimas semanas enfrentou os enteados, ganhando a queda de braço em torno dos herdeiros do grupo político formado em torno de seu marido encarcerado.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

20 fev 2026

Guerreira de Justinópolis em Brasília, Dandara diz que cotas só ameaçam quem quer manter privilégios

Relatora da nova lei de 2023 sobre ações afirmativas, deputada superou preconceitos e racismo para se tornar uma das principais jovens vozes pretas da Câmara
20 fev 2026

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço de Trump e impõe revés histórico

Por seis votos a três, os ministros concluíram que o presidente estadunidense não pode estabelecer impostos de importação de forma ampla e sem limites
20 fev 2026

Palco macabro: em estreia do feminicida Bruno, clube do Acre homenageia jogadores acusados de estupro

Atletas do Vasco (AC) posaram para a foto oficial exibindo as camisas de Lekinho, Serpa e Brian, acusados de estuprar duas mulheres no alojamento do clube
20 fev 2026

TJMG absolve homem acusado de estupro de menina de 12 anos

Para a maioria dos desembargadores, não houve violência, ameaça ou imposição, e o relacionamento teria ocorrido com conhecimento da família da adolescente
20 fev 2026

Abertas as inscrições para o 3º Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar

Merendeiras(os) de escolas públicas devem inscrever receitas que contemplem ingredientes da agricultura familiar e alimentos regionais; ação tem apoio da Itaipu

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário