Skip to content Skip to footer

Estudos relacionam maus-tratos a animais à violência doméstica

Pesquisa indica que mais de 93% dos agressores de animais possuíam histórico de cometerem outras infrações penais
E comum o agressor usar a violência contra o pet como uma ferramenta de coação Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

O espancamento e morte do cão comunitário Orelha por adolescentes de famílias abastadas na praia Brava, em Florianópolis, suscitaram questionamentos sobre as motivações para esse tipo de violência contra animais. Estudos baseados na chamada “Teoria do Elo” relacionam a prática de maus-tratos contra animais à violência entre humanos, especialmente no ambiente doméstico.

A teoria aponta que esses comportamentos estão interligados, e que muitas vezes quem pratica maus-tratos contra animais reproduz o mesmo comportamento contra humanos.

A pesquisadora do King’s College London, Fiona S. McEwen, especializada em desenvolvimento infantil e psicopatologia, comandou a pesquisa publicada em 2014, sob o título: “Is childhood cruelty to animals a marker for physical maltreatment in a prospective cohort study of children?” (em tradução livre: “A crueldade infantil contra animais é um marcador de maus-tratos físicos em um estudo de corte prospectivo de crianças?”.

O levantamento apontou que 27,1% de adultos que, na idade infantil, sofreram violência doméstica foram também responsáveis por maus-tratos aos animais.

Outra pesquisa, da psicóloga estadunidense Lacey Levitt, de 2016, indicou que mais, 93% dos agressores de animais possuíam histórico de cometerem outras infrações penais.

Chantagem

Um terceiro estudo, de 2011, da pesquisadora Nair Elizabeth Padilha, intitulado “Crueldade com animais x violência doméstica contra mulheres: uma conexão real”, revelou que 50% das mulheres em situação de violência relataram agressões aos animais da casa por parte de seus parceiros.

De acordo com os especialistas, é comum o agressor usar a violência contra o pet como uma ferramenta de coação e controle emocional contra mulheres e crianças, visando impedir que a vítima humana o denuncie por medo de que algo pior aconteça ao animal. Os dados mostram que maus-tratos contra animais podem ser um sinal de violência doméstica.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

09 fev 2026

Sob pressão, Câmara começa a discutir fim da escala 6 X 1

Proposta ganhou força após mobilização popular conduzida por movimentos sociais e sindicais que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas
09 fev 2026

Banco Master: oito fundos de previdência entram no vermelho

O levantamento analisou 18 fundos que, juntos, aplicaram cerca de R$ 1,86 bilhão em letras financeiras emitidas pelo banco
09 fev 2026

Operação prende piloto da Latam em Congonhas por investigação de abuso infantil

Apurações indicam que ao menos três vítimas, com idades entre 11 e 15 anos, teriam sido submetidas a abusos ao longo do período investigado
09 fev 2026

Lula deve barrar supersalários aprovados pela Câmara

Para o presidente, o momento exige contenção de despesas que não tenham impacto social direto e que possam ser interpretadas como privilégios
08 fev 2026

Laudo da PF reforça cuidados especiais, mas mantém Bolsonaro no presídio

A avaliação foi feita no dia 20, durante visita dos peritos ao 19º Batalhão da Polícia Militar, no complexo da Papuda, onde o ex-presidente está detido

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário