Na volta das férias, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (2), o texto-base de uma medida provisória que amplia o auxílio ao gás de cozinha destinado a famílias de baixa renda.
A proposta institui uma nova modalidade de benefício para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo.
A votação registrou 415 votos favoráveis e 29 contrários. Concluída a análise do texto-base, os deputados passam agora à apreciação dos destaques — sugestões de alteração apresentadas ao conteúdo da medida. Após essa etapa, a proposta será encaminhada ao Senado Federal.
O Senado tem prazo até o dia 11 de fevereiro para votar a medida provisória, sob risco de perda de validade. Como o texto sofreu modificações no Congresso, a proposta ainda precisará ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- Estudo de 2022 contou 320 células nazistas em Santa Catarina
- PT pede que PF apure responsabilidade de Nikolas sobre feridos por raio em marcha
- Arapongagem: governadora de Pernambuco é acusada de usar a Polícia Civil para espionar adversários
Entre as mudanças previstas, a MP altera a denominação do programa, que deixa de se chamar “Gás dos Brasileiros” e passa a ser “Auxílio Gás do Povo”. O pagamento em dinheiro às famílias beneficiárias, já existente no modelo atual, foi mantido.
A principal novidade é a criação de uma segunda forma de concessão do benefício: a gratuidade direta do botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP).
Nesse formato, as famílias poderão retirar o botijão gratuitamente em revendas credenciadas, recebendo o produto diretamente, sem a necessidade de repasse financeiro.
Apenas 29 deputados, todos de direita e extrema direita, VOTARAM CONTRA O VALE-GÁS para o povo brasileiro de baixa renda.
Segue a lista do chorume que votou contra:
Adriana Ventura (NOVO-SP)
Bia Kicis (PL-DF)
Bibo Nunes (PL-RS)
Carlos Jordy (PL-RJ)
Chris Tonietto (PL-RJ)
Daniel Freitas (PL-SC)
Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP)
Eros Biondini (PL-MG)
Geovania de Sá (PSDB-SC)
Gilson Marques (NOVO-SC)
Guilherme Derrite (PP-SP)
Julia Zanatta (PL-SC)
Junio Amaral (PL-MG)
Kim Kataguiri (UNIÃO-SP)
Luiz Lima (NOVO-RJ)
Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP)
Marcel van Hattem (NOVO-RS)
Marcos Pollon (PL-MS)
Mario Frias (PL-SP)
Mauricio Marcon (PL-RS)
Nicoletti (UNIÃO-RR)
Nikolas Ferreira (PL-MG)
Ricardo Guidi (PL-SC)
Ricardo Salles (NOVO-SP)
Rodolfo Nogueira (PL-MS)
Sanderson (PL-RS)
Sargento Gonçalves (PL-RN)
Tião Medeiros (PP-PR)
Zé Trovão (PL-SC)
