Skip to content Skip to footer

Câmara aprova MP que garante gás gratuito a famílias de baixa renda; bolsonaristas votam contra

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Na volta das férias, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (2), o texto-base de uma medida provisória que amplia o auxílio ao gás de cozinha destinado a famílias de baixa renda.

A proposta institui uma nova modalidade de benefício para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo.

A votação registrou 415 votos favoráveis e 29 contrários. Concluída a análise do texto-base, os deputados passam agora à apreciação dos destaques — sugestões de alteração apresentadas ao conteúdo da medida. Após essa etapa, a proposta será encaminhada ao Senado Federal.

O Senado tem prazo até o dia 11 de fevereiro para votar a medida provisória, sob risco de perda de validade. Como o texto sofreu modificações no Congresso, a proposta ainda precisará ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre as mudanças previstas, a MP altera a denominação do programa, que deixa de se chamar “Gás dos Brasileiros” e passa a ser “Auxílio Gás do Povo”. O pagamento em dinheiro às famílias beneficiárias, já existente no modelo atual, foi mantido.

A principal novidade é a criação de uma segunda forma de concessão do benefício: a gratuidade direta do botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Nesse formato, as famílias poderão retirar o botijão gratuitamente em revendas credenciadas, recebendo o produto diretamente, sem a necessidade de repasse financeiro.

Apenas 29 deputados, todos de direita e extrema direita, VOTARAM CONTRA O VALE-GÁS para o povo brasileiro de baixa renda.

Segue a lista do chorume que votou contra:

Adriana Ventura (NOVO-SP)
Bia Kicis (PL-DF)
Bibo Nunes (PL-RS)
Carlos Jordy (PL-RJ)
Chris Tonietto (PL-RJ)
Daniel Freitas (PL-SC)
Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP)
Eros Biondini (PL-MG)
Geovania de Sá (PSDB-SC)
Gilson Marques (NOVO-SC)
Guilherme Derrite (PP-SP)
Julia Zanatta (PL-SC)
Junio Amaral (PL-MG)
Kim Kataguiri (UNIÃO-SP)
Luiz Lima (NOVO-RJ)
Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP)
Marcel van Hattem (NOVO-RS)
Marcos Pollon (PL-MS)
Mario Frias (PL-SP)
Mauricio Marcon (PL-RS)
Nicoletti (UNIÃO-RR)
Nikolas Ferreira (PL-MG)
Ricardo Guidi (PL-SC)
Ricardo Salles (NOVO-SP)
Rodolfo Nogueira (PL-MS)
Sanderson (PL-RS)
Sargento Gonçalves (PL-RN)
Tião Medeiros (PP-PR)
Zé Trovão (PL-SC)

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

09 fev 2026

Sob pressão, Câmara começa a discutir fim da escala 6 X 1

Proposta ganhou força após mobilização popular conduzida por movimentos sociais e sindicais que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas
09 fev 2026

Banco Master: oito fundos de previdência entram no vermelho

O levantamento analisou 18 fundos que, juntos, aplicaram cerca de R$ 1,86 bilhão em letras financeiras emitidas pelo banco
09 fev 2026

Operação prende piloto da Latam em Congonhas por investigação de abuso infantil

Apurações indicam que ao menos três vítimas, com idades entre 11 e 15 anos, teriam sido submetidas a abusos ao longo do período investigado
09 fev 2026

Lula deve barrar supersalários aprovados pela Câmara

Para o presidente, o momento exige contenção de despesas que não tenham impacto social direto e que possam ser interpretadas como privilégios
08 fev 2026

Laudo da PF reforça cuidados especiais, mas mantém Bolsonaro no presídio

A avaliação foi feita no dia 20, durante visita dos peritos ao 19º Batalhão da Polícia Militar, no complexo da Papuda, onde o ex-presidente está detido

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário