Skip to content Skip to footer

Itaipu Binacional e CCEE abrem chamada inédita para venda de Certificados de Energia Renovável

(Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Itaipu Binacional anunciam nesta terça-feira (3) a primeira chamada para realização de um mecanismo concorrencial de venda de Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs) da usina.

A iniciativa marca um avanço relevante para o setor elétrico brasileiro, ao unir a maior geradora de energia limpa da América Latina e a expertise técnica e excelência da CCEE, responsável pela operacionalização do processo concorrencial.

Os certificados, referentes à geração da hidrelétrica em 2025, serão rastreados por meio da Plataforma Brasileira para a Certificação de Energia Renovável e receberão o Selo CCEE Origem, que assegura a integridade ambiental dos ativos. Serão ofertados certificados que representam uma parcela da energia gerada por Itaipu.

Cada I-REC contará com toda a garantia de qualidade de Itaipu, empresa de referência no mercado internacional, e com a transparência total oferecida pela Câmara e suas soluções de Certificação.

A Plataforma Brasileira para a Certificação de Energia Renovável foi desenhada justamente para viabilizar operações dessa magnitude. Ao operacionalizar este mecanismo concorrencial para Itaipu, a CCEE reafirma seu papel de garantidora da integridade dos certificados que vão impulsionar a descarbonização da economia brasileira de forma segura e auditável

destaca Alexandre Ramos, Presidente do Conselho de Administração da CCEE.

As empresas que se utilizarão desses I-RECs receberão ainda o Selo I-REC ITAIPU, o que demonstra o seu apoio a um extenso grupo de projetos socioambientais que a usina desenvolve, beneficiando o meio ambiente e as comunidades ao seu redor.

O ingresso da Itaipu no mercado de certificação é um marco histórico para a empresa, e reafirma o compromisso da Binacional com a promoção de práticas sustentáveis e com a transição energética

afirma André Pepitone, diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional.

O mecanismo concorrencial será realizado de forma on-line entre os dias 23 e 25 de fevereiro de 2026. Na quinta-feira (05), às 10h as organizações realizarão uma live para detalhar as regras de habilitação e explicar como deve ser o uso da plataforma de comercialização para os interessados. Para participar, basta ter cadastro no Portal do Aluno – CCEE Academy (https://academy.ccee.org.br/auth/signin). Na página inicial, clique na aba “Ao Vivo” e, em seguida, no botão “Acessar ao Vivo”. O usuário será redirecionado para uma sala de videoconferência, onde poderá acompanhar o evento. Não é necessária inscrição prévia, e os participantes poderão enviar perguntas pelo chat em tempo real.

Histórico

(Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)

A Itaipu Binacional estreou no mercado de I-RECs em 2025, após o lançamento oficial de seus certificados durante a COP30, em Belém. A novidade amplia a oferta da empresa de soluções para a diversificação de ações relacionadas a transição energética. Estima-se que, com a emissão lastreada pela geração da usina, o segmento tenha um salto de 73 milhões de ativos comercializados no ano passado para cerca de 90 milhões em 2026.

Lançada em outubro de 2024, a Plataforma Brasileira para a Certificação de Energia Renovável da CCEE foi desenvolvida para conferir um novo patamar de governança ao mercado de certificados no Brasil, utilizando a base de dados de medição da Câmara para garantir a rastreabilidade total dos ativos desde a geração até o consumo.

No caso de Itaipu, a plataforma assegura que cada I-REC emitido possua o Selo CCEE Origem, promovendo o desenvolvimento de um mercado relativamente novo no país, ampliando a credibilidade dos ativos emitidos e contribuindo com a atração de investimentos de empresas comprometidas com a economia verde.

Detalhes do Mecanismo Concorrencial

O edital completo com todas as informações sobre o mecanismo concorrencial, junto com os formulários de inscrição, está disponível no Portal da CCEE.

Clique no link e acesse o documento para saber mais: https://www.ccee.org.br/o/ccee/documentos/CCEE_1226102.

Os interessados em participar devem observar as seguintes etapas:
04/02 a 11/02: Período para envio de dúvidas sobre o edital
05/02: Workshop técnico on-line para orientação sobre o uso da plataforma e regras de habilitação
19/02: Publicação da versão final do edital
23/02 a 25/02: Recebimento das propostas
03/03: Divulgação dos resultados preliminares

Sobre a CCEE

A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Suas operações envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado.

Sobre a Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, com uma produção acumulada de 3,1 bilhões de megawatts-hora (MWh). Atualmente, responde por cerca de 7% da eletricidade consumida no Brasil e 78% no Paraguai.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

09 fev 2026

Sob pressão, Câmara começa a discutir fim da escala 6 X 1

Proposta ganhou força após mobilização popular conduzida por movimentos sociais e sindicais que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas
09 fev 2026

Banco Master: oito fundos de previdência entram no vermelho

O levantamento analisou 18 fundos que, juntos, aplicaram cerca de R$ 1,86 bilhão em letras financeiras emitidas pelo banco
09 fev 2026

Operação prende piloto da Latam em Congonhas por investigação de abuso infantil

Apurações indicam que ao menos três vítimas, com idades entre 11 e 15 anos, teriam sido submetidas a abusos ao longo do período investigado
09 fev 2026

Lula deve barrar supersalários aprovados pela Câmara

Para o presidente, o momento exige contenção de despesas que não tenham impacto social direto e que possam ser interpretadas como privilégios
08 fev 2026

Laudo da PF reforça cuidados especiais, mas mantém Bolsonaro no presídio

A avaliação foi feita no dia 20, durante visita dos peritos ao 19º Batalhão da Polícia Militar, no complexo da Papuda, onde o ex-presidente está detido

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário