Ex-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro e presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PI), se reuniu no final do ano com o presidente Lula na Granja do Torto para pedir que o petista o ajude a se reeleger. Em troca, Ciro promete afastar o PP da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-SP) à Presidência.
Na berlinda
O parlamentar enfrenta dificuldades para conseguir um novo mandato pelo Piauí, estado onde Lula teve votação esmagadora em 2022.
Nos últimos dias, Ciro Nogueira passou a questionar publicamente a viabilidade de Flávio. O senador afirmou que o presidenciável tem a mesma alta rejeição que o pai, Jair Bolsonaro, sugerindo que o PP pode liberar seus filiados em vez de fechar questão com a extrema-direita.
Candidato único
Ciro teria pedido a Lula que só apoie um único candidato ao Senado no Piauí, o senador Marcelo Castro (MDB). Na eleição deste ano estão em jogo duas vagas de senador, o que facilitaria o projeto de Ciro de continuar no cargo.
Além do PP, o União Brasil, que formou a Federação Progressista com a legenda do senador, também pode ficar neutro na eleição para a presidência. Juntas, as duas siglas têm a maior bancada da Câmara Federal. Ciro é um dos principais líderes da federação.
Na conversa com Lula, Ciro teria lembrado que, mesmo tendo apoiado Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, foi um dos primeiros a reconhecer publicamente a vitória do petista.
Bookmark