Skip to content Skip to footer

Meninas denunciam abuso em escola cívico-militar do PR

(Foto: Governo do Paraná/Divulgação)

Um conjunto de denúncias feitas por alunas de uma escola cívico-militar de Cornélio Procópio, no norte do Paraná, expôs falhas na condução e na transparência de apurações envolvendo militares que atuam no ambiente escolar. Pelo menos nove meninas, com idades entre 11 e 13 anos, relataram à polícia que um monitor militar teria feito toques indevidos durante conversas dentro da unidade.

Os episódios teriam ocorrido ao longo de 2023 e deram origem a um inquérito por estupro de vulnerável, hoje em tramitação sob sigilo na Justiça.

Mesmo após os relatos formais, o funcionário seguiu vinculado à escola. Inicialmente, foi retirado do contato direto com os estudantes e deslocado para atividades administrativas, já que a direção não tinha autonomia para demiti-lo.

O desligamento do programa estadual só ocorreu em 2025, quase dois anos depois das primeiras denúncias. O processo ainda não foi concluído, não há condenação, e o Ministério Público do Paraná se manifestou pela absolvição, com recurso pendente de análise.

O caso, que nunca havia se tornado público, reacende o debate sobre o modelo de escolas cívico-militares no estado, criado em 2021 e que hoje concentra a maior parte das matrículas desse tipo no país.

Embora seja defendido pelo governo como uma política de disciplina e segurança, o programa acumula críticas de educadores e questionamentos judiciais, além de registros de denúncias de assédio e violência sexual contra alunas.

Levantamentos feitos por diferentes veículos de comunicação apontam que mais de 300 monitores militares já foram desligados do programa desde sua criação, sem divulgação dos motivos.

Diferentemente do que ocorre com servidores civis da educação, cujos processos administrativos são públicos, não há dados acessíveis sobre investigações envolvendo militares. Pedidos de informação feitos com base na Lei de Acesso à Informação foram negados por órgãos policiais.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

09 fev 2026

Sob pressão, Câmara começa a discutir fim da escala 6 X 1

Proposta ganhou força após mobilização popular conduzida por movimentos sociais e sindicais que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas
09 fev 2026

Banco Master: oito fundos de previdência entram no vermelho

O levantamento analisou 18 fundos que, juntos, aplicaram cerca de R$ 1,86 bilhão em letras financeiras emitidas pelo banco
09 fev 2026

Operação prende piloto da Latam em Congonhas por investigação de abuso infantil

Apurações indicam que ao menos três vítimas, com idades entre 11 e 15 anos, teriam sido submetidas a abusos ao longo do período investigado
09 fev 2026

Lula deve barrar supersalários aprovados pela Câmara

Para o presidente, o momento exige contenção de despesas que não tenham impacto social direto e que possam ser interpretadas como privilégios
08 fev 2026

Laudo da PF reforça cuidados especiais, mas mantém Bolsonaro no presídio

A avaliação foi feita no dia 20, durante visita dos peritos ao 19º Batalhão da Polícia Militar, no complexo da Papuda, onde o ex-presidente está detido

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário