Skip to content Skip to footer

BFC Hits: Vapor Barato, de Jards Macalé e Waly Salomão, na voz de Gal Costa e Zeca Baleiro

Gal Costa e Zeca Baleiro
(Foto: Youtube/Reprodução)

Quando a ditadura militar apertava o cerco e o exílio levava nomes como Gilberto Gil e Caetano Veloso para longe, Gal Costa encontrou em Waly Salomão e Jards Macalé (que nos deixou no último dia 17 de novembro) novos parceiros de jornada. Foi nesse período de efervescência e repressão que nasceu uma das canções mais emblemáticas da Música Popular Brasileira: “Vapor Barato”.

A história de sua criação é quase um flash: Waly, o poeta inquieto, chegou à casa de Macalé com a letra em mãos. O músico, munido de seu violão, capturou a essência do texto e, em cerca de quinze minutos, a melodia estava pronta, traduzindo o cansaço e a necessidade de se posicionar em um país sufocado.

A canção, que se tornaria um dos pontos altos do show e disco “Fa-Tal – Gal a Todo Vapor”, de 1971, carregava um sentimento de despedida e resistência. A frase “Eu estou tão cansado” não era apenas uma queixa pessoal, mas um grito que ecoava a vontade de ir embora, de romper com a realidade imposta, ou, como disse Macalé, a exigência por “Paz. Amor.” que parecia tão utópica naqueles “tempos duros”.

Gal, em sua interpretação visceral, transformou a dor em força, explicando que o cansaço não significava a perda da fé:

É uma coisa de resistência, da coragem, da valentia, da luta. Pra resgatar os valores, as coisas boas que você pensa, que você quer.

A força de “Vapor Barato” também reside em sua densidade poética. A expressão-título, segundo Macalé, brinca com dois sentidos de “vapor” (a névoa da água e o vendedor de drogas) e de “barato” (o efeito da droga e o que é de baixo custo), refletindo a contracultura da época.

A interpretação de Gal foi tão marcante que ela inseriu até mesmo uma frase que não estava na versão original: “Graças a Deus!”, dita após o verso sobre não precisar de dinheiro.

Embora o poeta Waly Salomão tenha se irritado inicialmente, a adição se tornou uma marca registrada. Anos mais tarde, essa mesma canção ganharia novo fôlego em um dueto inesquecível com Zeca Baleiro no Acústico MTV, reafirmando a atemporalidade de uma obra que, com sua beleza e explosão intimista, continua a tocar e inspirar novas gerações.

Assista abaixo à versão de “Vapor Barato”, em dueto de Gal e Baleiro para o álbum “Acústico MTV” da cantora:

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

30 jan 2026

PF impede atentado suicida e prende suspeito ligado ao Estado Islâmico no Brasil

Segundo informações apuradas pela PF, o suspeito vinha sendo monitorado desde o ano passado após apresentar sinais de radicalização
30 jan 2026

Suspeitos pela morte de Orelha já estão no Brasil

Segundo os investigadores, a viagem ao exterior ocorreu depois do crime, mas fazia parte de um roteiro previamente planejado
30 jan 2026

Senado: Bolsonaro manda e Valdemar obriga PL de Santa Catarina a “engolir” Carlos

Direção Nacional ameaça intervir na representação do estado caso não aceitem a candidatura do filho do ex-presidente
30 jan 2026

“Na Favela Drone” treina moradores de comunidades para atraírem turistas, fomentando cultura e economia

Objetivo final é integrar a comunidade, fazendo com que o turismo gere renda distribuída

Estudo de 2022 contou 320 células nazistas em Santa Catarina

Em 2021, a pesquisadora registrou 530 células em todo o Brasil; em 2022 foram 1.117 grupos neonazistas, um aumento de 210% em um ano

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário