Skip to content Skip to footer

Carlos Bolsonaro compartilha notícia velha sobre relação Brasil-EUA para enganar seguidores

Filho de Bolsonaro tenta contestar informação de que nas negociações entre os dois países, seu pai não foi citado
Carlos Bolsonaro: notícia de setembro como se fosse atua. Fotos: Flávio Marroso / CMRJ

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), DO Rio de Janeiro, compartilhou no último sábado (18), na rede social X (antigo Twitter), uma matéria antiga da BBC News Brasil para tentar contestar a informação de que, nas negociações recentes entre autoridades brasileiras e estadunidenses, o nome de seu pai, Jair Bolsonaro, sequer foi citado. A reportagem original era de 11 de setembro, data da condenação do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal por liderar a tentativa de golpe de estado após a derrota nas eleições de 2022.

O texto destacava declarações do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, nas quais ele prometeria “uma resposta à altura” à condenação de Bolsonaro. A intenção do vereador carioca era colocar em xeque a notícia de que, no encontro do último dia 16 entre Rubio e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, não houve qualquer menção à situação de seu pai.

Para isso, Carlos Bolsonaro compartilhou a informação de 11 de setembro da BBC como se ela tivesse sido publicada em 18 de outubro. Nela, a usuária do X identificada como “RoziSNews”, questionava: “Mas a Globo disse que não foi tocado no nome do Bolsonaro…
Eles me enganaram ??”.

Na republicação, o filho de Jair ainda comentou: “A rede globo sempre foi a maior propagadora de fakenews da história do Brasil. Tudo em prol da democracia”.

A própria BBC, porém, deixou o filho do ex-presidente “de pincel na mão”, ao confirmar que a notícia de 11 de setembro havia sido republicada na última sexta-feira por engano. “Pedimos desculpas aos nossos seguidores pela publicação de um post com uma notícia de 11 de setembro no dia 18. Foi um engano da BBC News Brasil e não deveria ter sido postado”, comunicou o veículo.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

30 jan 2026

PF impede atentado suicida e prende suspeito ligado ao Estado Islâmico no Brasil

Segundo informações apuradas pela PF, o suspeito vinha sendo monitorado desde o ano passado após apresentar sinais de radicalização
30 jan 2026

Suspeitos pela morte de Orelha já estão no Brasil

Segundo os investigadores, a viagem ao exterior ocorreu depois do crime, mas fazia parte de um roteiro previamente planejado
30 jan 2026

Senado: Bolsonaro manda e Valdemar obriga PL de Santa Catarina a “engolir” Carlos

Direção Nacional ameaça intervir na representação do estado caso não aceitem a candidatura do filho do ex-presidente
30 jan 2026

“Na Favela Drone” treina moradores de comunidades para atraírem turistas, fomentando cultura e economia

Objetivo final é integrar a comunidade, fazendo com que o turismo gere renda distribuída

Estudo de 2022 contou 320 células nazistas em Santa Catarina

Em 2021, a pesquisadora registrou 530 células em todo o Brasil; em 2022 foram 1.117 grupos neonazistas, um aumento de 210% em um ano

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário