Skip to content Skip to footer

Chefe das Forças Armadas dos EUA para América Latina vai deixar cargo

Chefe das Forças Armadas dos EUA
(Foto: Daniel Duarte/AFP/Getty Images)

O almirante norte-americano Alvin Holsey, comandante das forças militares dos EUA na América Latina, deixará o cargo no final de 2025, em uma decisão surpreendente anunciada pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, nesta quinta-feira (16). A mudança ocorre em meio ao crescente tensionamento entre Washington e a Venezuela.

Holsey, que assumiu o Comando Sul no final de 2024 — em um mandato que costuma durar três anos —, confirmou em suas redes sociais que se aposentará a partir de 12 de dezembro.

Foi uma honra servir nossa nação e apoiar e defender a Constituição por mais de 37 anos

declarou, sem fornecer detalhes sobre os motivos da saída.

Fontes relataram à Reuters que havia tensão entre Holsey e Hegseth, levantando questionamentos sobre uma possível demissão antes do anúncio oficial.

A saída do almirante ocorre em um momento sensível: os EUA vêm conduzindo uma série de operações militares no Caribe, incluindo ataques a embarcações suspeitas de tráfico de drogas próximas à Venezuela — ações que resultaram em pelo menos 27 mortes. Esses ataques geraram críticas de especialistas em direito internacional e parlamentares, principalmente democratas, que questionam sua conformidade com as leis de guerra.

Enquanto o governo Trump defende a legitimidade das operações como parte de uma “guerra contra narcoterroristas”, o senador democrata Jack Reed, do Comitê de Serviços Armados, manifestou preocupação:

A renúncia do almirante Holsey aprofunda meu receio de que este governo ignore lições do passado e conselhos de combatentes experientes.

O contexto inclui ainda um significativo reforço militar na região, com o envio de tropas de mísseis guiados, caças F-35 e aproximadamente 6.500 soldados. Além disso, na quarta-feira (15), Trump revelou ter autorizado a CIA a realizar operações secretas dentro da Venezuela, alimentando especulações sobre um possível intento de derrubar o presidente Nicolás Maduro.

Até o momento, nem a Marinha nem o Comando Sul se manifestaram sobre a saída de Holsey.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

09 fev 2026

Sob pressão, Câmara começa a discutir fim da escala 6 X 1

Proposta ganhou força após mobilização popular conduzida por movimentos sociais e sindicais que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas
09 fev 2026

Festival de Curitiba divulga programação com mais de 435 atrações

Evento aposta novamente em uma curadoria que combina teatro, dança, circo, humor, música, performances, oficinas e experiências gastronômicas
09 fev 2026

Investidores da Fictor ficam no limbo após distrato de sociedades ocultas

Investidores não são tratados como credores tradicionais no processo de recuperação judicial e, em tese, ficariam no fim da fila para eventual ressarcimento
09 fev 2026

Cachês milionários fazem prefeituras do Nordeste cancelarem Carnaval

A avaliação entre gestores é de que os preços praticados por artistas e bandas cresceram em ritmo muito superior à inflação e às receitas municipais
09 fev 2026

Banco Master: oito fundos de previdência entram no vermelho

O levantamento analisou 18 fundos que, juntos, aplicaram cerca de R$ 1,86 bilhão em letras financeiras emitidas pelo banco

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário