Skip to content Skip to footer

Deputada do PSOL do RJ é alvo de ameaça de morte e ataques racistas

Renata Souza registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância

A deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ) registrou na manhã desta sexta-feira (16), um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), denunciando uma ameaça de morte recebida por e-mail com conteúdo racista e incitação à violência. Segundo a assessoria de Renata, a mensagem contém ataques direcionados à parlamentar e ameaças diretas à sua integridade física.

De acordou com a deputada, o e-mail tem motivação política e traz ofensas racistas, além de referência a atos violentos contra grupos sociais.

Precedentes

É o terceiro registro de ameaça de morte feito por Renata junto à Polícia Civil do RJ. Casos anteriores ocorreram em 2020 e 2024. Para a deputada, a repetição dos episódios evidencia um aumento da violência direcionada ao exercício do mandato.

“Eu não vou ser silenciada por ameaça, por ódio ou por racismo. Essa violência política de gênero e racial não vai me intimidar. Cabe ao estado investigar e apresentar uma resposta firme”, cobrou.

Ela também chamou atenção para o impacto institucional desse tipo de crime. “Quem ameaça uma parlamentar tenta atacar a própria democracia e o direito da população de ter representação política comprometida com as demandas populares por políticas públicas de qualidade”, aponta.

A investigação ficará sob responsabilidade da unidade da Polícia Civil especializada em crimes de racismo, discriminação e outras formas de intolerância.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

30 jan 2026

PF impede atentado suicida e prende suspeito ligado ao Estado Islâmico no Brasil

Segundo informações apuradas pela PF, o suspeito vinha sendo monitorado desde o ano passado após apresentar sinais de radicalização
30 jan 2026

Suspeitos pela morte de Orelha já estão no Brasil

Segundo os investigadores, a viagem ao exterior ocorreu depois do crime, mas fazia parte de um roteiro previamente planejado
30 jan 2026

Senado: Bolsonaro manda e Valdemar obriga PL de Santa Catarina a “engolir” Carlos

Direção Nacional ameaça intervir na representação do estado caso não aceitem a candidatura do filho do ex-presidente
30 jan 2026

“Na Favela Drone” treina moradores de comunidades para atraírem turistas, fomentando cultura e economia

Objetivo final é integrar a comunidade, fazendo com que o turismo gere renda distribuída

Estudo de 2022 contou 320 células nazistas em Santa Catarina

Em 2021, a pesquisadora registrou 530 células em todo o Brasil; em 2022 foram 1.117 grupos neonazistas, um aumento de 210% em um ano

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário