Skip to content Skip to footer

Fábrica clandestina é descoberta após mortes por metanol no ABC Paulista

Fábrica clandestina
(Foto: Polícia Civil/Divulgação)

A Polícia Civil de São Paulo desmantelou nesta sexta-feira (10), em São Bernardo do Campo, uma fábrica clandestina suspeita de produzir bebidas alcoólicas adulteradas com metanol — substância altamente tóxica que causou a morte de ao menos duas pessoas no estado. A operação é parte da investigação que começou após os primeiros casos de intoxicação registrados na capital paulista.

De acordo com os investigadores, a estrutura ilegal produzia bebidas como vodkas e gins a partir de etanol comprado em postos de combustível. O combustível, porém, estava contaminado com metanol e era misturado às bebidas para aumentar o volume da produção. A descoberta ocorreu após a morte de Ricardo Lopes Mira, de 54 anos, empresário que consumiu uma dessas bebidas em um bar na Mooca, zona leste da capital.

Durante as diligências no local, a polícia apreendeu nove garrafas — oito de vodka e uma de gin — e os testes realizados apontaram a presença de metanol em concentrações entre 14,6% e 45,1%, níveis considerados letais. A proprietária da fábrica foi presa em flagrante e confessou ter adquirido as garrafas de uma distribuidora não autorizada. Ela responderá por adulteração e falsificação de produtos alimentícios, crimes que preveem pena de até oito anos de prisão.

Além da fábrica em São Bernardo, os agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços em São Caetano do Sul e na cidade de São Paulo. Ao todo, oito pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar depoimento. Foram apreendidos celulares, computadores, bebidas e rótulos falsificados, que agora passam por perícia.

Entre as vítimas da bebida adulterada também está a jovem Bruna Araújo, de 30 anos, que morreu após ingerir vodka contaminada em uma festa em São Bernardo do Campo. O caso reforçou a suspeita de que o mesmo grupo criminoso fornecia bebidas a diferentes bares e distribuidoras da região metropolitana.

As investigações seguem sob responsabilidade da Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente e do Grupo de Operações Especiais (GOE), que apuram o envolvimento de outros suspeitos e a origem do etanol adulterado. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já contabiliza 24 casos confirmados de intoxicação por metanol e outros 235 em análise, sendo cinco mortes em São Paulo e 11 em investigação.

As autoridades alertam para que os consumidores fiquem atentos a bebidas de procedência duvidosa, especialmente aquelas vendidas a preços muito abaixo do mercado. A ingestão de metanol pode causar cegueira, falência de órgãos e morte em poucas horas.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jun 2026

“Agudo Grave”: Zélia Duncan enfrenta a era da IA e das incertezas em um dos álbuns mais ousados da carreira

Novo álbum da cantora e compositora recusa fórmulas prontas e transforma as inquietações do mundo digital em matéria-prima artística
08 jun 2026

Rua de São João anuncia atrações e promete parar Aracaju em junho

Evento no bairro Industrial terá seis dias de festa em junho, com 25 atrações, concurso de quadrilhas e shows de forró
08 jun 2026

Quase R$ 900 milhões: PL domina divisão do fundo eleitoral

Com o PL na liderança e o PT em segundo, nova divisão estrangula siglas menores e injeta bilhões nas campanhas do Congresso e governos
08 jun 2026

ONGs movimentaram quase R$ 10 milhões em contratos cruzados em São Paulo

Auditoria em convênios de projetos sociais entre 2020 e 2025 revela conflito de interesses; Controladoria abriu investigação e bloqueou novos contratos
08 jun 2026

Salvador prepara grande homenagem a Santo Antônio com programação especial

Entre 10 e 12 de junho, o CCPI reúne celebrações religiosas, sanfona e Samba Duro da Ladeira com acesso gratuito no Largo do Pelourinho
08 jun 2026

Com apoio de 181 países, Brasil garante posição privilegiada em conselho estratégico da ONU

País assume cadeira no ECOSOC para o mandato de 2027 a 2029, consolidando seu papel na formulação de políticas globais de desenvolvimento sustentável

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário