Skip to content Skip to footer

Fim da escala 6 X 1 é prioridade do governo Lula em 2026

Presidente estuda enviar ao Congresso um projeto próprio para unificar as propostas que já tramitam no Congresso
Governo aponta que indústrias já adotam esse modelo de jornada de trabalho. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo Lula definiu que o fim da escala de trabalho 6×1 será uma das suas principais prioridades para 2026. Segundo a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), o Executivo estuda enviar ao Congresso um projeto próprio para unificar as propostas que já tramitam sobre o tema no Congresso para acelerar a votação e obter a aprovação ainda no primeiro semestre deste ano.

Gleisi justificou a medida como uma forma de melhorar a qualidade de vida do trabalhador, destacando que, após ajustes no salário mínimo e a ampliação da isenção do Imposto de Renda, o foco agora é garantir mais tempo de descanso e convívio social, especialmente para as mulheres.

“Não é possível que as pessoas tenham um dia só por semana para descansar e para terem os seus afazeres domésticos e pessoais. Isso atinge principalmente as mulheres. Então, o presidente Lula está determinado”, disse a ministra à Agência Brasil.

Pressão popular

O governo aposta no forte apoio popular e na receptividade de líderes da Câmara para avançar com a pauta, citando que setores como a indústria já adotam modelos mais flexíveis. Além da jornada de trabalho, a agenda prioritária inclui a regulamentação do trabalho por aplicativos, o acordo Mercosul-União Europeia e medidas de segurança pública.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

30 jan 2026

PF impede atentado suicida e prende suspeito ligado ao Estado Islâmico no Brasil

Segundo informações apuradas pela PF, o suspeito vinha sendo monitorado desde o ano passado após apresentar sinais de radicalização
30 jan 2026

Suspeitos pela morte de Orelha já estão no Brasil

Segundo os investigadores, a viagem ao exterior ocorreu depois do crime, mas fazia parte de um roteiro previamente planejado
30 jan 2026

Senado: Bolsonaro manda e Valdemar obriga PL de Santa Catarina a “engolir” Carlos

Direção Nacional ameaça intervir na representação do estado caso não aceitem a candidatura do filho do ex-presidente
30 jan 2026

“Na Favela Drone” treina moradores de comunidades para atraírem turistas, fomentando cultura e economia

Objetivo final é integrar a comunidade, fazendo com que o turismo gere renda distribuída

Estudo de 2022 contou 320 células nazistas em Santa Catarina

Em 2021, a pesquisadora registrou 530 células em todo o Brasil; em 2022 foram 1.117 grupos neonazistas, um aumento de 210% em um ano

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário