Skip to content Skip to footer

Lula sanciona lei que reconhece fibromialgia como deficiência; pacientes ganham novos direitos

Lula sanciona lei que reconhece fibromialgia como deficiência; pacientes ganham novos direitos
Pacientes terão direito a benefícios fiscais, prioridade em serviços públicos e reserva de vagas no mercado de trabalho. (Foto: Digitow/Reprodução)

Nova lei pode beneficiar cerca de 5 milhões de brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (23) a Lei 3.010/2019, que inclui pessoas com fibromialgia no grupo de Pessoas com Deficiência (PcD). 

A medida garante acesso a benefícios como cotas em concursos públicos, isenção de IPI na compra de veículos e outras políticas de inclusão.

👉🏽 O que muda com a nova lei?

Fibromialgia, síndrome da fadiga crônica e síndrome complexa de dor regional passam a ser reconhecidas como condições que podem caracterizar deficiência, dependendo do grau de limitação funcional.

Pacientes terão direito a benefícios fiscais, prioridade em serviços públicos e reserva de vagas no mercado de trabalho.

Cada caso será avaliado por uma equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, assistentes sociais) para atestar a necessidade de enquadramento como PcD.

O projeto, de autoria do deputado Dr. Leonardo (Republicanos-MT), argumenta que a fibromialgia – uma doença crônica que causa dor generalizada, fadiga e distúrbios do sono – muitas vezes limita a capacidade de trabalho e a vida social dos pacientes, mas não era formalmente reconhecida como deficiência.

O governo deve regulamentar os critérios de avaliação nos próximos meses. Pacientes que desejarem usufruir dos benefícios deverão passar por perícia médica.

👉🏽 Impacto

Estima-se que cerca de 5 milhões de brasileiros tenham fibromialgia, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. 

A lei amplia a proteção legal a esse grupo, seguindo tendências internacionais de reconhecimento de doenças invisíveis.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

09 fev 2026

Sob pressão, Câmara começa a discutir fim da escala 6 X 1

Proposta ganhou força após mobilização popular conduzida por movimentos sociais e sindicais que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas
09 fev 2026

Investidores da Fictor ficam no limbo após distrato de sociedades ocultas

Investidores não são tratados como credores tradicionais no processo de recuperação judicial e, em tese, ficariam no fim da fila para eventual ressarcimento
09 fev 2026

Banco Master: oito fundos de previdência entram no vermelho

O levantamento analisou 18 fundos que, juntos, aplicaram cerca de R$ 1,86 bilhão em letras financeiras emitidas pelo banco
09 fev 2026

Operação prende piloto da Latam em Congonhas por investigação de abuso infantil

Apurações indicam que ao menos três vítimas, com idades entre 11 e 15 anos, teriam sido submetidas a abusos ao longo do período investigado
09 fev 2026

Lula deve barrar supersalários aprovados pela Câmara

Para o presidente, o momento exige contenção de despesas que não tenham impacto social direto e que possam ser interpretadas como privilégios

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário