Skip to content Skip to footer

Mendonça impõe freio na PF e blinda investigação do caso Master

(Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, decidiu reverter limitações impostas anteriormente ao inquérito que apura o caso envolvendo o Banco Master e determinou a retomada de diligências, como perícias e oitivas. A medida altera decisões tomadas quando o processo estava sob relatoria de Dias Toffoli e restabelece o andamento regular das investigações conduzidas pela Polícia Federal.

No despacho assinado nesta quinta-feira (19), Mendonça estabeleceu que apenas delegados e agentes formalmente designados para atuar no inquérito possam ter acesso às informações compartilhadas no procedimento. A determinação reforça o caráter sigiloso da apuração e delimita o fluxo de dados dentro da própria corporação.

Na prática, o entendimento do ministro deixa claro que informações sensíveis não precisam ser repassadas a instâncias administrativas que não integrem oficialmente a equipe responsável pelo caso. A orientação atinge diretamente o alcance da cúpula da Polícia Federal sobre o conteúdo do inquérito, ao restringir o conhecimento dos autos aos investigadores incumbidos da condução técnica do processo.

O despacho também estabelece que setores administrativos da instituição devem se limitar a fornecer estrutura e recursos necessários ao trabalho investigativo, sem interferir no conteúdo das apurações. Nos bastidores, a decisão é interpretada como uma sinalização institucional sobre a necessidade de blindar investigações consideradas delicadas.

Interlocutores apontam que o movimento ocorre em meio a desconfortos relacionados ao acesso antecipado a dados do inquérito por integrantes do comando da corporação. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, é visto como figura próxima ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem sido citado como possível nome para assumir um ministério, o que adiciona componente político ao cenário.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

20 fev 2026

Guerreira de Justinópolis em Brasília, Dandara diz que cotas só ameaçam quem quer manter privilégios

Relatora da nova lei de 2023 sobre ações afirmativas, deputada superou preconceitos e racismo para se tornar uma das principais jovens vozes pretas da Câmara
21 fev 2026

Itaipu apresenta ações de agroecologia e biodiversidade na Vitrine Agroecológica do Show Rural

Informações sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e plantas medicinais, degustação de chá e mel de abelhas nativas encantam os visitantes
21 fev 2026

Cinco festivais de música eletrônica no Brasil para não perder em 2026

Conheça os principais eventos que serão realizados no país e prepare-se para explorar as melhores experiências sonoras e imersivas do cenário eletrônico
21 fev 2026

Contas estaduais têm pior resultado desde 2014

A desaceleração da economia ocorreu, principalmente, pela menor expansão do ICMS, principal tributo estadual
20 fev 2026

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço de Trump e impõe revés histórico

Por seis votos a três, os ministros concluíram que o presidente estadunidense não pode estabelecer impostos de importação de forma ampla e sem limites

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário