Skip to content Skip to footer

Moraes acusa “organização criminosa” de tentar coagir o STF e citar interferência dos EUA

Ministro destacou que o papel da Corte é julgar com estrita imparcialidade, "ignorando pressões internas ou externas". (Foto: Antônio Augusto/Secom/TSE)

Em vigoroso discurso de abertura do julgamento que apura a existência de uma organização criminosa acusada de tentar um golpe de Estado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo, Alexandre de Moraes, afirmou que um grupo agiu de “maneira covarde e traiçoeira” com o objetivo de “coagir o Poder Judiciário” e submetê-lo ao “crivo” de potências estrangeiras, em referência aos Estados Unidos.

O ministro destacou que o papel da Corte é julgar com estrita imparcialidade, “ignorando pressões internas ou externas”. A declaração fez alusão direta às articulações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) que, em 2022, chegou a mencionar publicamente a possibilidade de aplicar sanções internacionais contra ministros do STF com base na Lei Magnitsky — mecanismo americano que permite barrar ingressos e congelar ativos financeiros de indivíduos estrangeiros acusados de violações de direitos humanos.

A menção à lei norte-americana, uma das sanções financeiras mais severas do direito internacional, é apontada pela acusação como parte da estratégia do grupo para intimidar e pressionar os magistrados. O desfecho do julgamento no STF é aguardado como um marco na apuração dos eventos pós-eleitorais de 2022.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário