Skip to content Skip to footer

Movimento “Meu Brasil Brasileiro” promove ato por união em defesa da soberania do Brasil

Manifestação dos comerciários da 25 de março, com organização do sindicato dos comerciários de São Paulo, contra medidas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Entidades da sociedade civil, movimentos sociais e centrais sindicais promovem na próxima sexta-feira (29), em Curitiba (PR), uma manifestação intitulada “Meu Brasil Brasileiro”. O objetivo do ato, com início previsto para 17h, nas escadarias do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na praça Santos Andrade, é deixar claro que os brasileiros não aceitarão interferências externas nos rumos do país, como vem acontecendo com as sanções impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sob articulação da família Bolsonaro.

A iniciativa dá continuidade ao Ato em Defesa da Soberania Nacional, realizado no último dia 12, que lotou o Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR. De acordo com um dos organizadores da manifestação, o advogado e presidente do Instituto Pro Democracia Para Sempre (Iprodes), Daniel Godoy, a intenção do movimento é demonstrar união contra as pressões do governo estadunidense que ameaçam a soberania e a democracia brasileira.

O primeiro item da Constituição Federal que qualifica o Brasil como um Estado Democrático de Direito é o da soberania

lembra ele.

Segundo Godoy, a manifestação pretende reunir representantes de todos os segmentos da sociedade, independente de perfil político ou ideológico.

Não é algo que está afeto à direita ou à esquerda, a Lula ou Bolsonaro, mas ao futuro do Brasil, do que queremos para os nossos filhos

explica.

Nesse momento, todos devem estar unidos na defesa da soberania do País

comentou.
Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário