Skip to content Skip to footer

Prefeitura de SP rompe contrato com gestão do Theatro Municipal por causa de publicação sobre Charlie Kirk

(Foto: Câmara Municipal de São Paulo/Reprodução)

A Prefeitura de São Paulo anunciou a rescisão do contrato com a Sustenidos, organização social responsável pela administração do Complexo Theatro Municipal. A decisão ocorreu após a empresa se recusar a demitir um funcionário que criticou o ativista político conservador norte-americano Charlie Kirk em suas redes sociais.

Kirk, conhecido por apoiar Donald Trump, foi morto a tiros em 10 de setembro enquanto discursava na Universidade do Vale de Utah. O gestor de elencos da Sustenidos, Pedro Guida, compartilhou um post chamando Kirk de nazista, atitude que gerou indignação entre políticos conservadores e levou à pressão pública para que a Prefeitura encerrasse a parceria e promovesse a demissão.

Ao todo, 28 vereadores assinaram uma carta solicitando a extinção do contrato. O prefeito Ricardo Nunes destacou que tentou manter diálogo com a Sustenidos, mas a resistência da organização em demitir o colaborador foi decisiva.

Se a OS pactua com violência, ela não serve para prestar serviços à Prefeitura de São Paulo

afirmou em nota.

Segundo a administração municipal, a decisão não se limitou ao episódio nas redes sociais. Desde 2023, o Tribunal de Contas do Município já vinha apontando irregularidades no edital que garantiu a gestão à Sustenidos em 2020. Na sexta-feira (19), a Prefeitura recebeu um novo ofício do órgão com prazo de 48 horas para responder sobre a abertura de uma nova licitação para o complexo cultural.

O caso ocorre em meio a uma onda internacional de cobranças por demissões de pessoas que criticaram Charlie Kirk, incluindo mobilizações de admiradores do ativista que pressionam empresas e organizações. No Brasil, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) tem sido um dos nomes mais ativos nesse movimento.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário