Skip to content Skip to footer

Receita endurece regras para fintechs

A nova normativa é curta e objetiva: deixa claro que não cria novas regras, apenas reforça obrigações já previstas em lei. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um dia após a deflagração da Operação Carbono Oculto, que revelou o uso de fintechs em esquemas de lavagem de dinheiro do PCC, o governo federal anunciou novas regras que mudam o cenário dessas empresas no Brasil.

A Receita Federal publicou nesta quinta-feira (29) uma instrução normativa que passa a exigir das fintechs o mesmo nível de transparência e obrigações já aplicados aos bancos. Isso significa que instituições de pagamento e participantes de arranjos financeiros terão que enviar informações detalhadas de transações ao Fisco, ampliando a capacidade de rastrear movimentações suspeitas.

Até agora, apenas os bancos eram obrigados a repassar dados de operações acima de R$ 2 mil por mês para pessoas físicas. Segundo o governo, a ausência dessas informações das fintechs criava um “vácuo regulatório” aproveitado pelo crime organizado para movimentar e esconder dinheiro ilícito.

Em nota, a associação Zetta, que representa empresas como Nubank e Mercado Pago, apoiou a medida e reforçou que as principais fintechs já seguem práticas rígidas contra a lavagem de dinheiro. A entidade destacou ainda que a operação ajuda a proteger a integridade do sistema financeiro.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a medida fortalece a integração da Receita com a Polícia Federal no combate a crimes financeiros sofisticados.

A partir de agora, as fintechs terão que cumprir rigorosamente as mesmas obrigações dos bancos

destacou.

Com apenas quatro artigos, a nova normativa é curta e objetiva: deixa claro que não cria novas regras, apenas reforça obrigações já previstas em lei. A expectativa do governo é fechar brechas usadas por organizações criminosas e intensificar o combate à lavagem de dinheiro no país.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

09 fev 2026

Sob pressão, Câmara começa a discutir fim da escala 6 X 1

Proposta ganhou força após mobilização popular conduzida por movimentos sociais e sindicais que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas
09 fev 2026

Festival de Curitiba divulga programação com mais de 435 atrações

Evento aposta novamente em uma curadoria que combina teatro, dança, circo, humor, música, performances, oficinas e experiências gastronômicas
09 fev 2026

Investidores da Fictor ficam no limbo após distrato de sociedades ocultas

Investidores não são tratados como credores tradicionais no processo de recuperação judicial e, em tese, ficariam no fim da fila para eventual ressarcimento
09 fev 2026

Cachês milionários fazem prefeituras do Nordeste cancelarem Carnaval

A avaliação entre gestores é de que os preços praticados por artistas e bandas cresceram em ritmo muito superior à inflação e às receitas municipais
09 fev 2026

Banco Master: oito fundos de previdência entram no vermelho

O levantamento analisou 18 fundos que, juntos, aplicaram cerca de R$ 1,86 bilhão em letras financeiras emitidas pelo banco

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário