Skip to content Skip to footer

Trump quer escolher aquilo que será exibido em museus estadunidenses

Trump tem buscado maior controle sobre instituições culturais, mesmo enquanto corta verbas para artes e humanidades. (Foto: Michael Reynolds/EFE)

A administração do presidente Donald Trump determinou uma avaliação rigorosa das exposições dos principais museus de Washington, com o objetivo de garantir que estejam alinhados com sua visão de “excepcionalismo americano” e eliminem narrativas consideradas “divisórias ou partidárias”. Basicamente, o presidente dá mais um passo revisionista e ditatorial em seu mandato.

Desde seu retorno à Casa Branca em janeiro, Trump tem buscado maior controle sobre instituições culturais, mesmo enquanto corta verbas para artes e humanidades. A medida afetará oito museus administrados pela renomada Smithsonian Institution, incluindo o Museu Nacional de História Americana, o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana e o Museu Nacional do Indígena Americano.

Segundo uma carta oficial publicada no site da Casa Branca, a análise vai abranger exposições e textos (contexto histórico e tom das informações) materiais educacionais (incluindo conteúdo digital); programação e conservação de acervos.

O objetivo declarado é “restaurar a confiança” nessas organizações, eliminando perspectivas que a administração considera políticas ou controversas.

As instituições estadunidenses seguem inertes diante do autoritarismo trumpista naquela que é risivelmente chamada de “maior democracia do mundo”

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário