Skip to content Skip to footer

Escritor Luis Fernando Verissimo morre aos 88 anos

Escritor tinha mal de Parkinson, problemas cardíacos e sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2021. (Foto: Divulgação)

O escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, morreu na madrugada deste sábado (30), em uma unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Ele estava internado desde o último dia 11 por causa de complicações causadas por um caso grave de pneumonia.

Ha algum tempo Verissimo lutava contra problemas de saúde. Ele tinha mal de Parkinson, problemas cardíacos e sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2021. Um ano depois, recebeu um marca-passo no coração.

Filho do escritor Érico Verissimo, Luis Fernando é considerado um dos maiores nomes da história da literatura brasileira. Ao longo de sua carreira, publicou mais de 80 títulos, entre eles “As Mentiras que os Homens Contam”, “O Popular: Crônicas ou Coisa Parecida”, “O Analista de Bagé” e “A Grande Mulher Nua” e “Ed Mort e Outras Histórias”.

Desde que passou a fazer sucesso, publicava quase que diariamente crônicas e contos em alguns dos maiores jornais do Brasil, sempre com pitadas inigualáveis de humor e crítica, consolidando-se como um dos escritores contemporâneos mais populares no país.

Sempre inquieto e em busca de novos formatos para expor seu talento, trabalhou como cartunista, tradutor, roteirista, publicitário, revisor, dramaturgo e romancista, construindo uma trajetória profissional única.

Verissimo deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, e três filhos: Pedro, Fernanda e Mariana Verissimo.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário