Skip to content Skip to footer

Escravidão no Brasil: Volkswagen é multada em R$ 165 milhões

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A Justiça do Trabalho determinou na quinta-feira (27), por meio da Vara de Redenção (TRT-8), que a Volkswagen do Brasil pague R$ 165 milhões por danos morais coletivos. A condenação, considerada histórica, decorre da exploração de trabalho análogo à escravidão na Fazenda Vale do Rio Cristalino, em Santana do Araguaia (PA), entre 1974 e 1986.

Além da reparação financeira — a maior já aplicada em casos de escravidão no Brasil —, a empresa deverá reconhecer publicamente sua responsabilidade, pedir desculpas aos trabalhadores e à sociedade e implementar políticas de prevenção, incluindo canais de denúncia, auditorias independentes, cláusulas contratuais antiescravidão, treinamentos para gestores e relatórios de direitos humanos.

O caso teve origem em denúncias feitas em 2019 pelo padre Ricardo Rezende Figueira, da Comissão Pastoral da Terra, e resultou em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em dezembro de 2024. A Volkswagen anunciou que recorrerá da decisão, alegando cumprir a legislação trabalhista e defender os princípios da dignidade humana.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário