Skip to content Skip to footer

Brasil organiza fórum internacional sem os EUA em Nova York

(Foto: Ricardo Stuckert/ND/Divulgação)

O Brasil vai realizar, na próxima quarta-feira (24), a segunda edição do evento “Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo”, desta vez sem a participação dos Estados Unidos. A decisão foi tomada pelo governo brasileiro em conjunto com aliados, diante das crescentes tensões entre os dois países.

O encontro acontece às margens da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e terá a presença de líderes internacionais, incluindo os presidentes Gabriel Boric (Chile), Pedro Sánchez (Espanha), Gustavo Petro (Colômbia) e Yamandú Orsi (Uruguai). Ao todo, estão previstos representantes de cerca de 30 países.

Segundo o governo brasileiro, a ausência dos EUA se justifica pelas ações do país durante o governo Trump, consideradas incompatíveis com a proposta do fórum, que busca fortalecer a democracia e combater o extremismo. Além disso, o momento é marcado por questionamentos norte-americanos sobre instituições brasileiras, incluindo o sistema eleitoral e o Judiciário.

A decisão ocorre em meio a um contexto de sanções e atritos recentes: a administração Trump já aplicou sobretaxas de 50% a produtos brasileiros, cancelou vistos de autoridades e sancionou o ministro Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky. Mais recentemente, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou novas sanções após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parte para Nova York neste domingo (21), onde abrirá os discursos da Assembleia Geral da ONU na terça-feira (23). O fórum de quarta-feira terá como foco a defesa das instituições democráticas, o combate à desinformação e ao discurso de ódio, além da promoção de igualdade social e cooperação internacional.

O evento reforça o papel do Brasil como articulador global na proteção da democracia, mesmo diante de tensões diplomáticas com potências internacionais.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário