Skip to content Skip to footer

China reduz drasticamente compra de soja dos EUA e Brasil domina fornecimento

China reduz drasticamente compra de soja dos EUA e Brasil domina fornecimento

A China praticamente interrompeu as importações de soja dos Estados Unidos, abrindo espaço para que o Brasil assumisse a liderança no fornecimento do grão ao mercado chinês. A conclusão é de um levantamento da American Farm Bureau Federation, influente entidade do agronegócio norte-americano, fundada em 1919 e que representa atualmente 6 milhões de agricultores.

De acordo com a federação, em 2024 a China adquiriu 26,5 milhões de toneladas de soja americana — o equivalente a metade de suas importações totais do produto. Em 2025, porém, o volume despencou para apenas 5,8 milhões de toneladas.

O relatório aponta que os mercados de soja refletem o momento de tensão no comércio agrícola dos EUA. “Durante junho, julho e agosto, os EUA praticamente não enviaram soja para a China, e o país não fez nenhuma compra da nova safra norte-americana para o próximo ano comercial”, registrou a entidade.

Mesmo com preços competitivos dos produtores americanos, a China tem diversificado suas fontes de abastecimento, aumentando as compras principalmente do Brasil e da Argentina.

Enquanto as vendas americanas minguam, o Brasil consolidou-se como principal fornecedor da China. De janeiro a setembro de 2025, o país vendeu mais de 77 milhões de toneladas de soja aos chineses. De acordo com os produtores dos EUA, esse movimento “mostra como a América do Sul assumiu o domínio do mercado e deslocou os agricultores americanos”.

A associação ressalta que o volume total importado pela China não caiu — pelo contrário, segue em níveis recordes. “A maior parte dessa demanda agora está sendo atendida por concorrentes dos produtores americanos”, afirmou.

O relatório também destaca os reflexos da mudança comercial nos preços internacionais. “A ampla oferta global e a demanda mais fraca pelas exportações americanas pressionam os preços do milho, da soja e do trigo nos EUA, reduzindo a receita dos agricultores, mesmo com boas colheitas”, explicou.

A situação é agravada pelos baixos níveis de água no Rio Mississippi, que elevam os custos de transporte interno e dificultam o escoamento da produção..

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local
10 fev 2026

Derrotado em Portugal, líder da ultradireita vence entre eleitores no Brasil

No total, foram pouco mais de quatro mil votos registrados em favor do candidato da legenda Chega em território brasileiro

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário