Skip to content Skip to footer

Bolsonaristas e Centrão se unem para derrubar vetos de Lula no “PL da Devastação”

Mata Atlântica: Lula vetou a possibilidade de retirar vegetação de regime de proteção especial para supressão de floresta nativa. Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para a próxima quinta-feira (16), a votação dos 63 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a pontos polêmicos do projeto que ficou conhecido como “PL da Devastação”, por praticamente acabar com o licenciamento ambiental no Brasil.

As bancadas dos partidos bolsonaristas e do Centrão se uniram para derrubar os vetos de Lula, e garantir a eliminação ou redução das exigências para a concessão de licenciamento de empreendimentos com potencial poluidor.

Um dos pontos que Lula vetou foi a chamada licença por autodeclaração – no qual a permissão é concedida sem análise prévia do órgão ambiental, apenas com a declaração do próprio empreendedor interessado no projeto. Na prática, isso permitiria a concessão de licenças automáticas ou a dispensa de licenciamento.

O presidente também vetou dispositivos que transferiam, “de forma ampla”, para os estados e o Distrito Federal (DF), a responsabilidade por definir os parâmetros e critérios para licenciamentos. Com os vetos, o governo estabeleceu que os estados devem respeitar “padrões nacionais”. Também foi vetada a possibilidade de retirar a Mata Atlântica do regime de proteção especial para supressão de floresta nativa.

Mobilização

As bancadas do PL – partido de Jair Bolsonaro – do PSD e do MDB, que são as maiores do Senado, articulam a derrubada dos vetos com o objetivo de enfraquecer as exigências para o licenciamento. A votação acontece na mesma semana do evento de preparação para a Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas-COP 30, programada para novembro, em Belém (PA).

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

10 fev 2026

ONG sem estrutura recebeu milhões em emendas e vira alvo da Polícia Federal

Entre 2023 e 2024, a entidade foi indicada para receber R$ 74 milhões, sendo R$ 53 milhões provenientes de parlamentares do Distrito Federal
10 fev 2026

Pesquisa mostra Lula à frente em todos os cenários para as eleições de 2026

A preferência do presidente fica entre 39% e 40%, com boa vantagem em relação a outros concorrentes
10 fev 2026

Show de Bad Bunny vira o mais assistido da história do Super Bowl

Apresentação alcançou cerca de 135,4 milhões de espectadores, superando o recorde anterior, que foi de Kendrick Lamar
10 fev 2026

IA vira nova dor de cabeça do TSE às vésperas das eleições

Circulação de conteúdos manipulados, atuação de personagens digitais criados por IA e até o uso de dispositivos eletrônicos sofisticados despertam atenção
09 fev 2026

Sob pressão, Câmara começa a discutir fim da escala 6 X 1

Proposta ganhou força após mobilização popular conduzida por movimentos sociais e sindicais que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário