Skip to content Skip to footer

Número de mortes em chacina no Rio passa de 130, diz defensoria

Chacina no Rio de Janeiro
(Foto: @renatoo_silva96/Voz das Comunidades)

A “Operação Contenção”, uma megaoperação policial realizada na terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital fluminense, tornou-se a ação de segurança com o maior número de mortos na história do estado. Enquanto o governo do Rio reporta 64 óbitos, a Defensoria Pública estadual informou, na manhã desta quarta-feira (29), que o número de vítimas fatais já ultrapassa 130.

De acordo com o órgão, o balanço atualizado soma 128 civis e quatro policiais, totalizando 132 mortos. O número não consta no balanço oficial da Secretaria de Segurança Pública (SESP), que encerrou a ação com a contagem de 60 suspeitos e quatro agentes mortos – dois da Polícia Civil e dois do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

O distrito da Penha amanheceu com uma cena dramática: corpos estendidos sobre uma lona na praça local, enquanto moradores e ativistas relatavam a retirada de mais de 60 corpos de uma área de mata no complexo durante a madrugada. Segundo esses relatos, os próprios cidadãos teriam sido responsáveis pela remoção dos cadáveres.

A ação, que mobilizou aproximadamente 2.500 agentes, foi resultado de mais de um ano de investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). O governo estadual afirmou que o objetivo central era conter a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e cumprir 100 mandados de prisão, sendo 30 deles contra membros da facção vindos de outros estados, com destaque para o Pará.

Entre os presos, está Thiago do Nascimento Mendes, conhecido como “Belão”, apontado pelas autoridades como o operador financeiro do CV no Complexo da Penha e braço direito de Edgar Alves de Andrade, o “Doca” ou “Urso”, líder da facção.

O saldo operacional incluiu ainda a apreensão de 93 fuzis.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 fev 2026

ONG sem estrutura recebeu milhões em emendas e vira alvo da Polícia Federal

Entre 2023 e 2024, a entidade foi indicada para receber R$ 74 milhões, sendo R$ 53 milhões provenientes de parlamentares do Distrito Federal
10 fev 2026

Pesquisa mostra Lula à frente em todos os cenários para as eleições de 2026

A preferência do presidente fica entre 39% e 40%, com boa vantagem em relação a outros concorrentes
10 fev 2026

Show de Bad Bunny vira o mais assistido da história do Super Bowl

Apresentação alcançou cerca de 135,4 milhões de espectadores, superando o recorde anterior, que foi de Kendrick Lamar
10 fev 2026

IA vira nova dor de cabeça do TSE às vésperas das eleições

Circulação de conteúdos manipulados, atuação de personagens digitais criados por IA e até o uso de dispositivos eletrônicos sofisticados despertam atenção
09 fev 2026

Sob pressão, Câmara começa a discutir fim da escala 6 X 1

Proposta ganhou força após mobilização popular conduzida por movimentos sociais e sindicais que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário