O caso Banco Master tem potencial para derrubar a atual estrutura política brasileira. O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, afirmou à Polícia Federal que conversou “algumas vezes” com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sobre a venda do Master ao Banco Regional de Brasília (BRB).
Segundo Vorcaro, o político ultraconservador esteve em sua casa para tratar do assunto. As informações sobre o depoimento foram divulgadas nesta sexta-feira (23), em reportagem do jornal Estado de S. Paulo.
A estranha venda do Banco Master para o BRB foi encabeçada pelo Governo do Distrito Federal, sendo aprovada pelos deputados distritais ligados ao governador.
A negociação só não aconteceu por causa de uma decisão do Banco Central, que rejeitou a transação alegando riscos excessivos na operação, especialmente em relação aos ativos detidos pelo Master.
Além da tentativa de compra, frustrada pelo Banco Central, o BRB teria investido quase R$ 16 bilhões em fundos geridos pelo Banco Master. A maior parte dessas carteiras, cerca de R$ 12,2 bilhões, eram fraudadas, segundo investigações da Polícia Federal.
Procurado pelo Estado de S. Paulo, Ibaneis contrariou a versão de Vorcaro, afirmando que esteve apenas uma vez na residência do banqueiro e que não conversou sobre a venda do Master.
Bookmark