Mulheres antifeministas tiveram mais de 6,5 milhões de votos nas eleições
A soma dos votos de seis parlamentares eleitas em 2026 que se apresentam publicamente como antifeministas chega a 6.567.484 votos. O grupo é formado por Caroline de Toni, Bia Kicis, Eduarda Campopiano, Julia Zanatta, Ana Campagnolo e Chris Tonietto, todas eleitas pelo PL. Caroline recebeu 2.694.918 votos para o Senado por Santa Catarina; Bia, 886.616 para o Senado pelo Distrito Federal; Eduarda, 1.956.238 para a Alesp; Julia, 560.223 para a Câmara por Santa Catarina; Ana, 387.523 para a Assembleia catarinense; e Chris, 81.966 para a Câmara pelo Rio de Janeiro.
Eduarda Campopiano: a maior votação do grupo
O caso de maior repercussão em 2026 é o de Eduarda Campopiano, de 23 anos. A vereadora de Praia Grande foi eleita deputada estadual em São Paulo com 1.956.238 votos, a maior votação para a Alesp. Durante a campanha, declarou: “sou do PL, sou uma mulher conservadora, antifeminista”. Depois da eleição, afirmou que a guerra contra as feministas só começou.
Sua agenda combina oposição ao feminismo com uma plataforma conservadora baseada em “Deus, pátria, família e liberdade”. Campopiano defende a oposição ao aborto em todas as circunstâncias e afirma que vai criar mecanismos de apoio para gestantes que desistam do procedimento. Também se posiciona contra o projeto de criminalização da misoginia, contra cotas raciais e contra a transformação da prostituição em profissão regulamentada.
A ascensão política de Campopiano ocorreu principalmente por meio da comunicação digital. Antes de chegar ao Legislativo estadual, ela já havia construído audiência nas redes, passado por veículos de comunicação e participado de podcasts.
Caroline de Toni: antifeminismo associado à oposição ao governo e ao Judiciário
Caroline de Toni obteve a maior votação individual entre as seis: 2.694.918 votos, equivalentes a 33,46% dos votos válidos de Santa Catarina, e foi eleita senadora.
Sua atuação política combina pautas de costumes com uma agenda mais ampla de oposição à esquerda e de defesa de maior autonomia dos pais. Em 2026, apresentou o PL 2.577/2026, que concede anistia a pais responsabilizados por praticar homeschooling, e o PL 5.168/2026, que regulamenta a educação domiciliar e prevê liberdade pedagógica e um regime simplificado de declaração. Seu programa também defende redução de impostos, direito de propriedade, liberdade religiosa, oposição ao aborto e limites ao ativismo judicial.
Bia Kicis: família, educação e oposição à agenda de gênero
Eleita senadora pelo Distrito Federal com 886.616 votos, Bia Kicis tornou-se uma das duas vencedoras da disputa para o Senado no DF.
No campo de costumes, Kicis é uma das principais vozes da oposição à chamada “ideologia de gênero”. Em discurso na Câmara, afirmou que o termo “gênero” estaria associado a uma agenda de desconstrução da família e defendeu que as normas públicas utilizassem o sexo biológico como referência.
Julia Zanatta: “antifeminista” como identidade eleitoral
Julia Zanatta foi reeleita deputada federal por Santa Catarina com 560.223 votos, novamente como a candidata mais votada do estado para a Câmara. Ela própria já declarou que se define como antifeminista e chegou a incorporar essa identidade à sua comunicação política depois de ser criticada por adversários.
Entre suas principais bandeiras estão a defesa da vida desde a concepção, oposição à flexibilização do aborto, defesa da autoridade dos pais na educação, combate ao que chama de “ideologia de gênero” e oposição a políticas de cotas voltadas a pessoas trans. Também defende anistia para condenados pelos atos de 8 de janeiro, liberdade econômica e resistência ao que classifica como censura.
Ana Campagnolo: do ativismo digital à maior votação da Alesc catarinense
Ana Campagnolo foi reeleita deputada estadual em Santa Catarina com 387.523 votos, novamente como a mais votada para a Assembleia Legislativa. Sua trajetória é uma das mais antigas do grupo: ela se tornou conhecida ainda antes de sua primeira eleição por discursos contra o feminismo, pelo ativismo nas redes e pela defesa do movimento Escola sem Partido.
Seu discurso é centrado na defesa de uma concepção tradicional de família, maternidade e papéis sociais. Em 2026, defendeu o projeto “Minha Família, Minhas Regras”, voltado a garantir aos pais maior poder de decisão sobre a participação dos filhos em atividades escolares consideradas incompatíveis com seus valores religiosos ou morais.
A força eleitoral de Campagnolo está diretamente relacionada à construção de uma audiência própria. Em 2022, ela relatava já possuir mais de 2 milhões de seguidores somados nas principais redes e dizia que seus livros sobre antifeminismo haviam vendido mais de 100 mil exemplares.
Chris Tonietto: ultraconservadorismo católico e pauta antiaborto
No Rio de Janeiro, Chris Tonietto foi reeleita deputada federal com 81.966 votos. Estudos sobre sua atuação classificam o antifeminismo como parte central de sua identidade política, especialmente pela oposição ao aborto e pela vinculação com setores do ultraconservadorismo católico.
Em sua própria apresentação política, Tonietto coloca quatro pilares no centro do mandato: defesa da vida, autoridade da família, liberdade religiosa e segurança pública. Entre seus projetos estão o Estatuto do Nascituro, propostas relacionadas à educação domiciliar e iniciativas de proteção da infância. Ela também foi autora do PDL 3/2025, que buscou sustar diretrizes do Conanda referentes ao aborto em crianças e adolescentes nos casos previstos em lei.
O que há em comum entre essas candidaturas?
Apesar das diferenças de trajetória, existe um padrão na comunicação política desse grupo. O feminismo é frequentemente apresentado como parte de uma agenda maior atribuída à esquerda, ao lado de temas como “ideologia de gênero”, educação sexual, políticas de identidade, aborto, linguagem neutra e, em alguns casos, críticas ao PT, ao governo Lula e ao ativismo judicial.
Pesquisas acadêmicas sobre o fenômeno apontam que o antifeminismo contemporâneo brasileiro não funciona apenas como rejeição ao feminismo. Ele costuma ser articulado a família, maternidade, religião, anticomunismo, oposição cultural à esquerda e uma concepção tradicional dos papéis de homens e mulheres. A literatura especializada também relaciona o crescimento dessa linguagem à popularização das redes sociais e à formação de comunidades políticas em torno de conteúdos de costumes.
BookmarkContinue lendo
Flávio quer mudar a Constituição: até onde ele pode ir?
Flávio Bolsonaro (PL) pretende alterar a Constituição se vencer a eleição, mas propostas como encerrar a reeleição, modificar competências do Supremo Tribunal Federal e reduzir a...
Huck e Vorcaro: Globo vai revisar contratos após revelações da PF
A Globo iniciou uma auditoria para revisar os vínculos comerciais de Luciano Huck com Daniel Vorcaro, antigo controlador do Banco Master, após a divulgação de conversas...
“Eu não acho que feminicídio seja algo que exista”: Campopiano vence com segunda maior votação da história da Alesp
Aos 23 anos, Eduarda Campopiano (PL) passou de vereadora de Praia Grande a deputada estadual mais votada de São Paulo. Ela recebeu 1.956.238 votos em 2026,...
Flávio Bolsonaro defende privatização de 95% das estatais caso seja eleito
O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) defende a privatização de 95% das empresas estatais brasileiras. A declaração foi feita durante a campanha, dentro de uma...
Coronelismo? Júlia Zanatta comemora votação usando um chicote em Criciúma
A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) comemorou a reeleição nas eleições deste domingo (4) com um chicote nas mãos, em uma rua de Criciúma (SC). Em...
Você viu todas as matérias.
Não foi possível carregar. Toque para tentar de novo.





