Skip to content Skip to footer

Bolsonaro pode pegar mais 12 anos de prisão em outro processo

Bolsonaro: ex-presidente é investigado por coação. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista, decidida na quinta-feira (11) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), é apenas o começo do “inferno astral” que o ex-presidente enfrentará no seu encontro com a Justiça. A situação de Bolsonaro pode se agravar ainda mais dependendo do resultado de outro processo no qual ele e seu filho Eduardo foram indiciados no último dia 20.

O ex-presidente e Eduardo são investigados por suas atuações junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo. Uma série de medidas cautelares foram determinadas no inquérito que investiga o deputado.

Trump reage à condenação de Bolsonaro no STF

Disputa pela relatoria da anistia deve definir rumos de Bolsonaro e aliados

Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses de prisão

Nesse processo, o ex-presidente é investigado por enviar recursos, via Pix, para bancar a estadia do filho no exterior. Em março, Eduardo pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob alegação de perseguição política. Em agosto, a Polícia Federal (PF) indiciou Bolsonaro e o filho pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

No caso de condenação pelos dois crimes, o ex-presidente pode ter uma nova sentença com penas que vão de cinco a doze anos de prisão. A pena para o crime de coação no curso do processo está prevista no Artigo 344 do Código Penal e vai de 1 a 4 anos. Já a abolição do Estado Democrático de Direito tem penas que vão de 4 a 8 anos de reclusão.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário